A recomendação dos órgãos de saúde é muito clara por conta da pandemia de coronavírus: evitar o convívio social. O pedido de isolamento está em todo lugar. Dessa forma, nos últimos dias, vimos diversos protestos da população, mesmo dentro de suas casas, como os “panelaços” contra e a favor do governo. Uma noite de aplausos em homenagem aos profissionais da saúde também foi divulgada pelas redes sociais.
Em tempos de isolamento social, as pessoas estão reinventando o jeito de fazer valer suas vontades e assim, expressar a opinião coletiva sem sair de casa. Protestam e deixam claro o que querem das janelas de suas residências. Outra forma de fazer democracia, de casa ou de qualquer lugar, é participar da rede social gratuita QUINTO. O aplicativo, que promove a opinião coletiva e o debate respeitoso, já conquistou mais de 50 mil usuários no Brasil inteiro. Através das 14 categorias de assuntos, os cadastrados respondem SIM ou NÃO para as perguntas que são desenvolvidas por jornalistas.
Como o assunto do momento é coronavírus, nas últimas semanas o QUINTO lançou diversas perguntas sobre a pandemia: a pergunta “Você concorda com a suspensão das aulas no Brasil por causa do coronavírus?” pode ser respondida na categoria “Educação e Cultura”; “Você concorda com o fechamento das fronteiras brasileiras para conter o coronavírus?”, na categoria “Mundo, Política e Economia”.
Na categoria “Meio Ambiente e Ecologia”, questionando ainda sobre o COVID-19, o QUINTO perguntou: “Você acredita que a pandemia de coronavírus pode ser positiva para o meio ambiente?”. Perguntas na categoria “Saúde e Bem Estar” também estão em alta, como: “Você lava suas mãos com frequência para evitar doenças?” e “Você acredita na eficácia das vacinas?”, esta já com 16 mil votos, todos espontâneos. Os usuários recebem apenas uma notificação de nova pergunta no ar e dão sua opinião por vontade própria. Outro destaque são os debates, com centenas de opiniões de usuários de todo o Brasil.
São milhares de perguntas de todos os tipos, que sempre vem com um texto esclarecedor do assunto proposto. Também são milhares de respostas que juntas demonstram a vontade da população, que deseja mudanças. “A medida que o QUINTO for crescendo e o número de usuários aumentando, essas respostas terão que ser ouvidas e respeitadas por quem está no poder, transformando a rede social em uma ferramenta de democracia direta”, explica o CEO do QUINTO, André Bastos.
De acordo com Bastos, o plano para um futuro próximo é expandir internacionalmente a plataforma. Para baixar o aplicativo gratuitamente, basta procurar o Quinto na loja do seu celular. Para saber mais: www.oquinto.org.