Morango, kiwi e, claro, a laranja, estão entre as frutas fontes dessa vitamina que é fundamental para manter o corpo com um bom funcionamento, principalmente na terceira idade
A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que o consumo de vitamina C ajuda na absorção de cálcio, importante para a saúde óssea, e auxilia na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicas
Com o avançar da idade, o sistema imunológico torna-se menos eficaz e o corpo fica mais suscetível a doenças. Pensando nisso, em homenagem ao Dia dos Avós, na segunda-feira, 26 de julho, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica receitas com algumas das frutas ricas em vitamina C, para aumentar a imunidade e a saúde dos idosos.
“À medida que vamos envelhecendo, a nossa produção de colágeno também reduz e a vitamina C está intimamente ligada a esse processo”, conta Renata. Por isso, o consumo frequente dessa vitamina é fundamental para manter o corpo com um bom funcionamento.
“A recomendação para idosos é de 75mg para mulheres e 90mg para homens, de vitamina C por dia. A quantidade presente nas frutas pode variar, mas uma laranja e um limão já cumprem a meta diária que o corpo precisa”, aconselha a nutricionista.
Para atingir esse objetivo, é necessária a ingestão de vegetais crus, sobretudo as frutas ácidas diariamente. Renata explica que a vitamina C, em especial, é sensível à temperatura e ao contato com o oxigênio. “O ideal também é que as frutas sejam cortadas ou descascadas logo no momento do consumo”, completa. Para quem não dispensa uma salada, a nutricionista indica as folhas cruas que, quando temperadas com limão, tornam-se ótimas opções.
O morango, a mexerica, o abacaxi, o limão siciliano, o kiwi, o maracujá, o caju e até a acerola, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina C. Essas frutas possuem poucas calorias e, além de ajudar na imunidade, também fazem bem para a pele, coagulação e auxiliam na produção de colágeno.
O consumo regular dessa vitamina na dieta ainda ajuda na absorção de cálcio, importante para a saúde óssea, e também possui efeito antioxidante, auxiliando na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicas.
Para começar a incluir essas frutas na rotina, uma das dicas é consumi-las como sobremesa do almoço e do jantar. “Como a vitamina C ajuda na absorção do ferro, encontrado nas carnes, feijões e vegetais verde-escuros, é interessante comer as frutas nesses períodos – que são as refeições em que ingerimos esses alimentos”, completa. Porém, está liberado comer em qualquer momento do dia!
Além disso, para facilitar no cardápio do dia a dia, Renata separou 3 receitas para fazer em casa e ajudar na imunidade!