A população do Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, o Alto do Moura, recebeu, na noite da sexta-feira (24), a Escola Municipal Mestre Vitalino totalmente requalificada e pronta para receber os mais de 950 estudantes matriculados da Educação Infantil até o Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos três turnos.
Para a estudante Alana Adriana, a reforma foi imprescindível para melhorar a vida dos estudantes e a permanência deles na escola. “Além de não sentirmos vontade de vir para escola, ainda não estávamos aprendendo, pois o medo de um acidente devido à falta de estrutura do prédio era muito grande. Agora, com a requalificação, tivemos nossa cidadania resgatada e isso nos faz sentir valorizados”, garantiu.
“Foram investidos cerca de R$ 800 mil reais só na obra, afora todos os equipamentos que foram colocados na escola para assegurar um melhor aprendizado aos nossos alunos. Agora temos, além de espaço, laboratórios de informática, ciências e matemática, salas de aula dignas, refeitório, escovódromo e outros benefícios que constituem um novo conceito de escola para que as crianças e jovens tenham capacidade de desenvolver melhor suas habilidades e é assim que a gente vai transformando Caruaru pela educação”, pontuou a prefeita Raquel Lyra.
A aposentada Maria Ernestina, que tem netos matriculados na unidade de ensino, disse sentir-se abençoada em ver a requalificação acontecer depois de tantos anos de espera. “Eu quero agradecer a prefeita Raquel Lyra pela coragem de fazer o que ninguém fez. A escola estava jogada às traças, meus netos tinham medo de vir estudar. Agora, estão aqui felizes e satisfeitos. Eu posso ficar em paz”, disse.
O secretário de Educação, Rubenildo Moura, enfatizou a importância da transformação na unidade estudantil. “É a dignidade sendo devolvida a essa comunidade, já que a escola não oferecia nenhuma condição de funcionamento. Para se ter uma ideia, passava um esgoto dentro da escola e essa falta de estrutura que era visível não permitia que professores e alunos pudessem se encontrar dentro do aprendizado. Agora, temos um prédio a nível de primeiro mundo, onde os estudantes podem desfrutar tanto do equipamento, como também da parte pedagógica”, lembrou.
Participaram da reinauguração da Escola Municipal Mestre Vitalino estudantes, profissionais da área de educação, secretários municipais, o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro e a sociedade em geral.