Estudantes do quarto período do curso de Enfermagem da Faculdade UNINASSAU Caruaru vão realizar, no próximo mês de setembro, uma série de visitas técnicas à IV Geres (Gerência Regional de Saúde), que gerencia a Vigilância em Saúde dos 32 municípios que compõe a Regional, sediada em Caruaru. A atividade será vivenciada pela disciplina de Vigilância em saúde, acompanhada pelo professor Efraim Naftali, que também é o gerente regional das vigilâncias da IV Geres. A visita tem como objetivo mostrar o funcionamento e fluxo das vigilâncias em saúde, e sua relevância para a promoção da saúde da população.
A coordenadora do curso de Enfermagem da UNINASSAU Caruaru, Kelly Pessôa, explica que, diante de um novo contexto que a saúde está inserida, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde. “Isso reforça a importância da visita, já que a vigilância visa do planejamento a implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde”, destaca.
O professor da UNINASSAU, Efraim Naftali, ressalta o objetivo principal dessas visitas. “A visita técnica busca mostrar aos alunos como funcionam o controle de doenças transmissíveis como dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis (que tem como objetivo prevenir e manter sob controle as doenças passíveis de imunização), leishmaniose, hanseníase e tuberculose. Mostra ainda como funciona o Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a região de saúde, por exemplo, além de outras atribuições da Gerência, seus processos cotidianos na prática, entre outros aspectos”, destaca.