Alunos do GGE se preparam para as Olimpíadas do Conhecimento

O país está se reinventando para combater o Coronavírus e, da mesma maneira, as escolas estão ministrando suas aulas à distância. Preocupados em dar continuidade aos projetos pedagógicos, o Colégio GGE iniciou as aulas preparatórias para Turma Olímpica GGE, visando incentivar os alunos que desejam participar das Olimpíadas do Conhecimento.

Assim como a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP), outras instituições já iniciaram as inscrições para a disputa deste ano e o Colégio GGE, que coleciona resultados em Olimpíadas do Conhecimento nas esferas estaduais, nacionais e internacionais, já deu início a preparação dos seus alunos do 6º ao 9º ano.

As aulas de preparação serão ministradas por meio da plataforma já utilizada pelo GGE, que prevê uma programação integral de aulas online e ao vivo do Programa de Assistência Pedagógica (PAP). Assim, os estudantes interessados já podem acessar as aulas de preparação da Turma Olímpica GGE.

O modelo das provas ainda não foi divulgado pelas instituições responsáveis por cada Olimpíada do Conhecimento, mas Alessandra Cosme, supervisora pedagógica das turmas especiais do GGE, afirma que, independentemente da decisão, os alunos terão ganhos com o aprendizado: “Nosso objetivo é não ter quebra na continuidade do processo de aprendizagem dos alunos, tendo ou não as futuras provas olímpicas”.

Incentivando os alunos a participarem dessas competições, o Colégio GGE promove uma preparação específica para as Olimpíadas das disciplinas de Matemática, Química e Física, com os estudantes do Ensino Fundamental 2.

“O resultado das turmas olímpicas vai além das premiações. Destacamos vários outros ganhos, como: disciplina, organização, foco no alcance de metas, melhora nos raciocínios lógico e aritmético, além do acompanhamento emocional e pedagógico que a equipe GGE sempre oferece aos nossos alunos”, explica a supervisora.

Essas participações também antecipam e aprofundam alguns conteúdos vistos no Ensino Médio e até no superior, os alunos podem utilizar seus resultados em nível nacional e internacional para o ingresso nas melhores Universidades dos EUA e Europa, além da vantagem na obtenção de iniciação científica nas Universidades Federais ou na participação de projetos como “Ciências sem Fronteiras”.

Assim como os alunos, os pais também estão se adaptando ao novo formato de aulas online. Ana Lúcia, mãe de Leonardo Correia, aluno do 1º ano do Ensino Médio ITA-IME explicou que seu filho está muito feliz com o retorno da grade de aulas regular: “Leonardo sentiu muita falta da convivência proporcionada em sala de aula, mas está empenhado e buscando reproduzir em casa o ambiente vivenciado no colégio, interagindo com amigos de sala e professores para resolver as questões e debater os assuntos. Acredito que essas aulas reacenderam a motivação do Leonardo e está ajudando muito a atravessar esta fase difícil”.

De acordo com o Gustavo Duarte, professor do GGE e também pai do Gabriel Bastos Duarte, aluno GGE que já foi medalha de ouro na Olímpiada Brasileira de Matemática (OBM) duas vezes consecutivas, contou que assim que iniciou a quarentena, eles organizaram um planejamento de estudos, pois o Gabriel gosta bastante de matemática e deseja conquistar sua terceira medalha de ouro este ano.

“Gabriel é muito focado e ficou bastante empolgado com o retorno das aulas de preparação para as turmas olímpicas, pois ele segue o planejamento de estudo corretamente e busca fazer todos os exercícios passados pelos professores, como também as questões das olimpíadas anteriores. Senti que as aulas trouxeram um estímulo a mais para ele realizar o sonho de mais uma medalha”, concluiu Gustavo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *