Anderson Correia cobra políticas públicas ao Estado e aos municípios para animais de grande porte soltos em vias públicas

A recorrente presença de animais de grande porte soltos em vias públicas, especialmente nas rodovias do Agreste pernambucano, tem gerado crescente preocupação entre moradores e motoristas. No último fim de semana, um novo acidente foi registrado na PE-149, nas proximidades de um posto de combustível na entrada da cidade de Altinho, envolvendo um veículo e um animal na pista, com danos significativos..

Diante da situação, o vereador Anderson Correia (PP), referência estadual na defesa dos direitos dos animais, cobrou providências ao Governo de Pernambuco e às prefeituras da região. Correia, que já é conhecido por sua atuação em prol de políticas públicas animalistas, esteve no local do acidente para dialogar com a população e reforçar a necessidade de uma resposta imediata do poder público. Além disso, ele oficiou um pedido à Polícia Civil para investigar a origem e a guarda dos animais envolvidos no incidente.

“A população das cidades da região estão clamando por soluções. É preciso que o Estado e os municípios assumam suas responsabilidades e adotem medidas eficazes para prevenir acidentes como este. Ressaltamos que é essencial identificar e responsabilizar os tutores desses animais, além de microchipar os animais, para serem identificados junto aos seus tutores. Vale reforçar ainda que a ausência de fiscalização e de políticas públicas voltadas para o manejo desses animais contribui para a insegurança nas estradas e para o sentimento de abandono entre os moradores da região. Enquanto o problema não é solucionado, motoristas seguem enfrentando riscos diários nas estradas do Agreste, pessoas e animais são mortos, como já aconteceu, e a comunidade continua à espera de uma resposta efetiva do poder público”, destacou Anderson.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.