Anderson Correia se despede da Comissão dos Direitos dos Animais e deixa legado histórico para causa animal de Caruaru

O vereador Anderson Correia se despediu esta semana da presidência da Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Caruaru. Criada após pedido do parlamentar, por meio de um Projeto de Resolução, esta comissão foi um marco histórico para o município, sendo uma das primeiras do Brasil. Durante um biênio à frente da comissão, o Defensor dos Animais conseguiu grandes evoluções para a causa animal na Capital do Agreste, tornando-se referência para outras câmaras municipais de dentro e fora de Pernambuco, com a realização de palestras e eventos sobre o Direito Animal em diversas Casas Legislativas.

Com o grande objetivo de garantir uma maior efetividade nas políticas públicas voltadas para a causa animalista, por meio da comissão, Anderson conseguiu grandes conquistas como a inclusão do Direito Animal nas escolas municipais; realizou de diversas audiências públicas para debater temas de saúde coletiva envolvendo os animais, trazendo órgãos, instituições e a população para debater na câmara; apresentou a comissão para diversos poderes federais e estaduais, tornando Caruaru referência no assunto e abrindo possibilidades para outros Poderes Legislativos criarem uma comissão semelhante.

Como representante da comissão, buscou várias vezes recursos em Brasília para a causa animal em Caruaru; buscou sempre respaldado nas leis, como advogado animalista, o cumprimento de diversas leis que garantissem a saúde dos animais, a exemplo da Lei que proíbe a eutanásia em animais com zoonoses curáveis em Caruaru; além das diversas políticas públicas para os animais do município como o hospital público veterinário, combate a esporotricose com um centro de tratamento da doença, criação da casa de passagem, SAMU Animal, ampliação do horário de atendimento e quadro de funcionários da AME, leitos de internamentos, senso animal, fim da tração animal, contratação de mais veterinários na AME, cirurgias ortopédicas, criação da Secretaria dos Direitos dos Animais e de um SETAS, entre outras.

“A Comissão Permanente dos Direitos dos Animais foi, sem dúvidas, uma grande conquista do nosso mandato. Colocamos a Câmara de Caruaru como referência na causa animal e direitos animalistas. Era uma ideia minha a criação dessa comissão ainda antes de ser eleito, pois sempre acreditei que era necessário ter este espaço específico dentro do Legislativo para criação de políticas públicas efetivas para os animais, que são sujeitos de direitos. Minha gratidão a todos que nos ajudaram neste período e agora deixamos um legado e continuaremos sempre contribuindo para o crescimento desta comissão tão importante para os animais na Casa do povo”, destacou Anderson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *