Ano legislativo começa com muitas proposituras

Wagner Gil

A velha expressão popular ‘gato escaldado tem medo de água fria’ parece que tem tocado os atuais vereadores que compõem o Poder Legislativo desde o dia 1º de janeiro. Nas três primeiras sessões, duas ordinárias e uma extraordinária, esta última convidada pela prefeita Raquel Lyra (PSDB) para aprovar a adequação ao novo salário mínimo, o plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio esteve praticamente lotado, com apenas um vereador faltando as duas primeiras: Galego de Lages, que estava viajando. Também já houve reunião da Comissão de Educação.

O que tem chamado bastante a atenção é a quantidade de requerimentos que foram apresentados até agora: mais de 160, sendo quase 100 só na primeira sessão ordinária. “Os vereadores sabem o que ocorreu na legislatura passada e todos, todos eles vão querer fazer diferente”, analisou o cientista político, Arnaldo Dantas.

Ele também destacou o papel da sociedade. “Na última legislatura houve uma participação intensa da sociedade na cobrança aos vereadores, principalmente dos professores. Além disso, a população tem algumas ferramentas importantes que são as redes sociais”, completou o educador.

O presidente Lula Torres (PDT) solicitou a pavimentação da estrada de acesso à Vila Peladas, intensificação da segurança pública e continuação das obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil naquela localidade. O edil pediu ainda substituição das lâmpadas da iluminação pública no Bairro São Francisco.

A maioria dos requerimentos está relacionada à questão de infraestrutura: calçamento, lombadas, iluminação, bem como pavimentação de algumas estradas na zona rural. O vereador Leonardo Chaves (PDT), por exemplo, aprovou requerimentos para asfalto das estradas de Jacaré de Gonçalves Ferreira, Serra Velha e Malhada de Pedra, além da construção de creche e escola de tempo integral.

Geralmente os vereadores fazem requerimentos em áreas que são redutos eleitorais e onde têm um maior contato com seu eleitorado. Edjailson da CaruForró (PRTB) teve aprovados requerimentos solicitando conclusão do calçamento de várias ruas nos bairros Cohab IV, Inocoop, Pinheirópolis, José Carlos de Oliveira, Deputado José Antonio Liberato, Cidade Jardim, Alto da Balança, entre outros. “Os requerimentos são frutos do que a população nos pede. Esse é o nosso trabalho. O vereador é o agente político mais perto da população carente”, disse o edil.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *