Armazém da Criatividade de Caruaru reforça missão como hub de inovação em Pernambuco e ganha novo endereço

Em sua terceira agenda em Caruaru, no Agreste, neste sábado (18), a governadora Raquel Lyra anunciou o novo Armazém da Criatividade localizado na cidade e fez a entrega, junto com a prefeitura municipal, da restauração da Estação Criativa. O Armazém da Criatividade, hub de inovação gerido pelo Porto Digital com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), passará a funcionar no prédio do Espaço Cultural Tancredo Neves, na região central da Capital do Agreste. A mudança de local é impulsionada pelo convênio do Porto Digital com a Finep e conta com a contrapartida do Governo de Pernambuco, além da cessão do imóvel pela prefeitura de Caruaru.

Durante a cerimônia, a gestora descerrou as placas do novo prédio da Estação Ferroviária. “Junto com a prefeitura de Caruaru, neste dia simbólico para o município, estamos inaugurando os galpões da Estação Criativa. Essa obra é um resgate das nossas memórias e tradições. Ao mesmo tempo, anunciamos o novo local do Armazém da Criatividade. Este instrumento do Porto Digital que agora vai a funcionar dentro do espaço cultural Tancredo Neves. Estamos integrando áreas pra inovação social e tecnológica, garantindo que as startups de Caruaru e de Pernambuco possam estar estabelecidas no centro da cidade. Isso vai permitir melhor fluidez entre as empresas, os negócios e os investimentos que o Governo de Pernambuco faz junto ao governo federal, o Porto Digital e a prefeitura da cidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Atualmente, o Armazém da Criatividade tem sua sede instalada no Polo Caruaru. O equipamento oferece infraestrutura de ponta e oportunidades de qualificação em tecnologia da informação e economia criativa a moradores de Caruaru e de outros municípios do Agreste.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, pontuou a importância do Armazém da Criatividade para a cadeia de inovação do Estado. “A mudança representa uma decisão estratégica voltada para fortalecer e facilitar o acesso dos empreendedores, estudantes e entusiastas da inovação às ferramentas e recursos essenciais para o sucesso de seus projetos. Ao nos posicionarmos mais próximos das instâncias de ensino, ciência e tecnologia, estamos criando um ambiente propício para a colaboração, o intercâmbio de ideias e o florescimento de novas iniciativas”, defendeu.

OBRAS – As obras de readequação do espaço começarão em julho e a estimativa é que a mudança de endereço se concretize no primeiro trimestre de 2025.

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o novo espaço faz parte da expansão do parque tecnológico para o interior do Estado. “Esse novo Armazém da Criatividade terá mais integração com a cidade, pois está localizada no Centro, e inclui o restauro dos arredores. Neste espaço, nós iremos desenvolver inovação para Caruaru, Pernambuco e também para todo o país. Precisamos fazer a interiorização do Porto Digital e este é um importante passo neste sentido”, explicou.

Já o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro avalia que a chegada do Porto Digital ao centro da cidade representa a transformação da região em um distrito de inovação. “Além de dialogar diretamente com a Estação Criativa, que foi entregue totalmente requalificada e vai fortalecer nossa cultura e economia criativa, a presença do Porto Digital no centro de Caruaru vai impulsionar ainda mais nosso ecossistema de inovação, gerando mais oportunidades para nossa juventude”, pontuou.

Há oito anos atuando em Caruaru, o Armazém da Criatividade é um dos principais agentes no impacto do ecossistema empreendedor e criativo da cidade. Através de seus programas nos eixos de Empreendedorismo, Inovação Aberta e Equidade de Gênero, a organização atua para oportunizar pessoas a empreender, se qualificar e utilizar a estrutura laboratorial que fazem o equipamento. Além disso, a instituição conta com as comunidades Rede AC e Somos Minas, que, juntas, somam mais de 400 pessoas e fortalecem o ecossistema de inovação do Agreste pernambucano.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.