Artesanato de Pernambuco brilhou na Bienal Révélations, em Paris

 

Fernando Ancil, da Marcenaria Olinda, e Diogo Oliveira ‘Diogum’ expuseram suas peças exclusivas para público de quase 40 mil visitantes o evento

O artesanato produzido em Pernambuco atravessou o Atlântico e ampliou horizontes entre os dias 21 e 25 de maio, durante a 7ª Bienal Révélations, realizada em Paris. O evento, um dos principais do gênero no mundo, teve entre os trabalhos expostos as peças de madeira de Fernando Ancil, da Marcenaria Olinda, e as esculturas em ferro de Diogo Oliveira ‘Diogum’. Os dois fizeram parte da primeira participação brasileira na Bienal, ao lado de artesãos da Paraíba e do Ceará, numa parceria com o Consórcio Nordeste.

Com público estimado em quase 40 mil visitantes, a bienal contou com a participação de 550 artesãos de 35 países, que expuseram mais de 3 mil obras no salão do Grand Palais. A ida dos pernambucanos integra a ampla programação do ‘Pernambuco celebra França’, ação do Governo de Pernambuco por meio da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri), da Secretaria de Cultura (Secult), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e da Agência de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Adepe).

“Estou muito feliz de estar aqui representando Pernambuco e ter contato com artistas do mundo inteiro”, afirmou Fernando Ancil. “É um salto na trajetória da gente”, completa. Diogo Oliveira ‘Diogum’ comemorou: “Meu trabalho está aqui sendo muito bem apresentado e muito valorizado. O embaixador brasileiro e várias outras autoridades estiveram aqui. Não só eu, mas todos os outros artistas que estão aqui estão super felizes”.

A Bienal Révélations é uma oportunidade de fazer contatos e ampliar mercados para a produção desses artesãos, que acabam abrindo portas para conterrâneos em terras estrangeiras. O evento teve a presença, além de compradores e apreciadores, de jornalistas, colecionadores e autoridades.

“A presença do artesanato pernambucano em um evento desta magnitude, por meio de mais uma ação estratégica do nosso Estado com o Consórcio Nordeste, é um momento muito especial. Nossa cultura esteve muito bem representada e encantou milhares de visitantes com sua originalidade e beleza. Estamos muito satisfeitos em vermos nossas tradições e os fazedores de cultura de Pernambuco em espaços internacionalmente relevantes, conquistando novos mercados”, destaca a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, que participou de todo o evento.

Pernambuco celebra França

Reforçando o protagonismo pernambucano no Ano Cultural Brasil-França, que celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países, o Governo de Pernambuco apoia uma ampla programação de intercâmbios culturais, artísticos, gastronômicos e científicos de maio a novembro deste ano. Além da ida de artesãos pernambucanos à Bienal Révélations, o calendário incluiu a participação no Festival de Cannes, prestigiando o filme pernambucano ‘O agente secreto’, reunião com o embaixador brasileiro na França e uma visita à sede da Unesco para tratar do reconhecimento do maracatu como Patrimônio Imaterial da humanidade.

As ações ainda contemplam festival gastronômico, o I Encontro Internacional de Forró de Raiz, com artista de Pernambuco, em Lille, na França, o intercâmbio do artista e mestre popular Maciel Salú na região francesa da Bretanha e a iluminação comemorativa da sede da Caixa Cultural, prédio projetado por um arquiteto francês, entre outras atividades.

O Pernambuco celebra França tem parceria do Consulado Geral da França no Recife e de outros interlocutores locais como a Abrasel, Caixa Cultural, UFPE e UFRPE. Confira mais detalhes no Portal Cultura.PE: (https://www.cultura.pe.gov.br/pernambuco-celebra-franca-ampla-programacao-apoiada-pelo-governo-estadual-reforca-lacos-de-amizade-nos-200-anos-de-relacoes-diplomaticas-brasil-franca)

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.