*Eduardo Villela
Assim como acontece nos livros, os diálogos presentes em grandes filmes ficam marcados para sempre na nossa memória. Fãs de O Poderoso Chefão, por exemplo, podem citar de cabeça inúmeras frases de impacto que enriqueceram o roteiro da trilogia dirigida por Francis Ford Coppola. Pessoalmente, sempre que vou ao cinema fico ligado nas frases que, a princípio passam despercebidas, mas que na sua essência carregam uma mensagem maior.
Foi o que aconteceu na última semana quando revi a animação Rango. Dirigido por Gore Verbinski, o filme é uma mistura de ação, faroeste e comédia que conta a história de um camaleão de cativeiro que vive uma vida de animal de estimação, enquanto enfrenta uma enorme crise de identidade. Em uma das cenas no filme, uma frase em particular chamou minha atenção: “Por que se disfarçar se você pode se destacar?”.
Veja a profundidade da pergunta e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas da nossa vida. O mercado de trabalho, por exemplo, está repleto de casos de bons profissionais que optam, em muitos casos até inconscientemente, por se esconderem em vez de se tornarem notórias referências nas suas áreas de atuação.
Nesse sentido, vejo muitos palestrantes e consultores de diferentes segmentos, dotados de enorme qualificação, mas que possuem pouco destaque e influência em suas áreas de atuação. Para mudar esse cenário e poderem dividir com um maior número de pessoas seus conhecimentos, experiências e soluções, várias ações podem fazer com que o profissional obtenha maior notoriedade no mercado. Mas uma em especial o leva a outro patamar em sua carreira e negócios: lançar um livro.
Em vários projetos que conduzi, presenciei inúmeros casos de profissionais que tiveram suas carreiras e negócios alavancados drasticamente após se tornarem autores. Se antes, por exemplo, eles faziam quatro palestras ou duas consultorias por mês, após a publicação de um livro este número pelo menos saltou 50% e dobrou ou triplicou em vários casos.
Para consultores e palestrantes, o livro pode ser muito efetivo no fechamento de novos contratos, pois ele confere autoridade ao seu autor, tornando-o referência em determinado assunto. A maioria das pessoas, que compõem o público que um palestrante ou consultor quer atingir, têm a clara noção que escrever e publicar um livro não são atividades fáceis. Elas exigem bastante preparo, estudo, pesquisa, reflexão e dedicação.
Outro grande benefício do livro para profissionais que atuam de forma independente é que, à medida que é lido, ele gera boca a boca para seu trabalho, o que fortalece sua rede de contatos e aumenta o número de indicações que recebe no mercado para novos possíveis workshops e consultorias.
Vou dar um exemplo. Imaginemos um palestrante que realizou um workshop de uma manhã para 100 gerentes de uma grande empresa e cada uma delas recebeu 1 exemplar de seu livro. Se o treinamento impactou-os positivamente, pelo menos metade delas lerão o livro. E considerando que o livro está bem escrito e seu conteúdo é consistente, o workshop e o livro juntos incentivam fortemente estas pessoas a recomendar o palestrante a sua rede de amigos e conhecidos. Portanto, mais palestras poderão ser vendidas pelo nosso palestrante em questão.
Outro ponto importante: o livro abre portas criando oportunidades de visibilidade na imprensa e nas redes sociais, inclusive, com divulgações espontâneas.
Como Book advisor, e com a experiência de ter lançado mais de 150 publicações de palestrantes e consultores, posso afirmar com tranquilidade que um livro solidifica, expande e carrega a marca de seu autor. É um aliado poderoso na valorização e divulgação de sua atuação profissional!
Costumo dizer que lançar um livro é uma das formas mais eficazes de materializar, de registrar, seus conhecimentos, expertise, vivências e metodologias de trabalho, visando agregar valor e contribuir genuinamente com soluções e melhores reflexões e análises para o seu público-alvo.
O seu livro certamente levará as suas ideias e know-how para um maior número de pessoas. E é assim que um profissional pode se destacar em meio à multidão.
Portanto, se você se considera um especialista na sua área de atuação, o que está esperando para começar a trabalhar em seu livro? Aproveite a chegada do novo ano e saia do anonimato!
* Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria personalizada, ajuda pessoas a escreverem e publicar suas obras. Mais informações em www.eduvillela.com