Um dia desses, dando aula sobre visão holística, soltei um “palavrão”, stakeholders, e todos me olharam com olhos arregalados, boquiabertos e uns até cochichando entre si. Quem não a conhece pode pensar num xingamento, ou mesmo achar bonito e pôr o nome do filho. Imagina uma mãe chamando seu filho para lhe dar um carão: Stakeholder da Silva, venha cá! Mas não é nada disso. Depois que você entender o que este palavrão significa, vai facilitar sua percepção de mercado.
Ao pé da letra, esta expressão em inglês quer dizer “partes interessadas”, mas interessadas em quê, que história é essa? A sua empresa é composta por você, possíveis sócios, funcionários e gerentes, todos, por motivos óbvios, interessados no negócio, envolvidos em torno de um objetivo comum. No entanto você convive também com clientes, fornecedores, concorrência, governo e às vezes até a política e a imprensa. Pois é, estes também são “parte interessada” no seu empreendimento, e a todos eles podemos dar o nome de stakeholders.
Costumamos considerar que o cliente seja tratado com preferência, afinal de contas sem eles nossos negócios não sobreviverão. Mas se você parar para pensar, sem fornecedor, a loja fica desabastecida, sem o funcionário, o cliente não é atendido, a não ser que sua empresa seja bem pequena ao ponto de você fazer tudo sozinho. Mas sem seu sócio, muitas vezes não seria possível nem iniciar o negócio. Sem o poder público não haveria a cobrança de impostos, que maravilha, mas não haveria a ordem e a regulação do mercado no combate à concorrência desleal por exemplo.
Cada stakeholder tem a sua importância e por isso mesmo precisa de sua atenção. Tratar todos como parceiro é um importante caminho, até mesmo quando se trata de concorrentes. Se não vejamos o caso das associações comerciais ou de classe, câmaras de lojistas, sindicatos patronais ou mesmo federações dos mais variados segmentos, são frutos do associativismo, tema para um próximo artigo.
O associativismo une numa mesma mesa vários concorrentes em torno de assuntos que sejam do interesse de todos. Seu mercado fica mais fortalecido quando o bolo a ser dividido fica maior, assim a sua fatia cresce e todos ficam mais sadios. A união faz a força.
Vivemos a era do relacionamento, ganha mercado que se relaciona melhor com ele e o mercado não é composto somente de seus clientes, mas todos os seus stakeholders.
Se você está cuidando bem dos seus stakeholders, ou seja, de todos que se relacionam com a sua empresa, você está cuidando bem do seu negócio e no caminho certo para o sucesso, afinal de contas, todos são “partes interessadas” e o sucesso de um, na maioria das vezes, significa o sucesso de todos.
Por Marco Sodré – administrador, Especialista em Marketing, Coordenador do curso de Administração Faculdade UNINASSAU Caruaru e Diretor Executivo da ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Caruaru)