Por Hérlon Cavalcanti
Espaço ANTÔNIOS E MARIAS – Saberes e Sabores da Inclusão (AMSSI)
Na manhã de 21 de dezembro de 2016, se lançava um sonho de duas guerreiras para a criação de um espaço em que as questões da inclusão ganhava força. O AMSSI, que tem sua idealização nas figuras das professoras Tânia Bazante e Hélida Nogueira, traz a vida como centralidade ética e ecológica. Este momento de celebração apresentou um projeto promissor para a cidade de Caruaru e Região. No debate dos Direitos Humanos em sua dimensão mais voltada ao convívio das pessoas com deficiência, encontraremos o princípio do reconhecimento das diferenças de forma a assegurar o direito da pessoa com deficiência e seus familiares as práticas inclusivas em âmbito social e educativo (tanto no âmbito da Gestão pública, quanto das organizações privadas).
Em suas ações inicias, o espaço tem por intenção realizar um Mapeamento da realidade de Caruaru e sua caracterização em relação a pluralidade de aspectos psíquicos e motores que cercam as pessoas com deficiência, para assim compreender melhor o que esse território tem como demanda, identidade e identificação adequada e sistematizada.
Esse trabalho será realizado seguindo cronograma já estruturado de atividades encadeadas para que até o segundo semestre de 2017 o AMSSI possa desenvolver pautas que correspondam aos desafios que emergir da realidade das pessoas com deficiência em Caruaru, inicialmente.
O AMSSI possuíra personalidade jurídica própria e será vivenciado de maneira Colegiada e processual, com trabalho compartilhado e uma Equipe dotada de pessoas das mais diversificadas e especializadas áreas do conhecimento humano, estabelecendo parcerias, colaborações e convênios públicos e privados. Com emoção era lançada a semente desse desafio que fora prontamente acolhido por um grupo de sonhadores. Brindaram juntos, juntas, essa busca, cada vez maior, da consolidação de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos os seres humanos em nossa amada Terra de Vitalino e região.
Na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, dia mundial da justiça social, o AMSSI, será anunciado a cidade. Com a parceria do Laboratório do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPE/CAA) e do Laboratório de Pesquisa em Políticas, Currículo e Docência (LAPPUC/UFPE/CNPq).
Para as professoras e esse grupo maravilhoso pode-se dizer “você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui…os mais belos montes escalei…”
Hérlon Cavalcanti é jornalista e colunista do blog