Atendimento odontológico com técnica humanística é ofertado em penitenciária

A Faculdade UNINASSAU Caruaru, por meio do curso de Odontologia, está realizando um trabalho de saúde e responsabilidade social inovador junto a um grupo de idosos reclusos na Penitenciária Juiz Plácido de Souza. O atendimento visa a promoção da saúde de forma holística (orientar, ensinar, tentar compreender o paciente integralmente em seus mais profundos anseios).

As consultas seguem padrões rígidos de biossegurança, objetivando a prevenção da Covid-19. Além disso, o ambiente da Clínica Odontológica foi preparado para proporcionar um ambiente acolhedor (música ambiente, ornamentação e brindes motivacionais), visando devolver a autoestima e implementação de hábitos saudáveis.

“Estimular os discentes a produzir conhecimento, com capacidade de realizar uma análise crítica de situações apresentadas no cotidiano carcerário, com base numa visão preventiva, curativa e reabilitadora é um dos nossos principais objetivos. E o resultado tem sido satisfatório, verificado através não só do desempenho, interesse, motivação e grau expressivo de aprendizado dos discentes, mas também com a excelência no atendimento odontológico prestado”, destaca a professora do curso de Odontologia da UNINASSAU Caruaru, Maria Cristina.

Para o coordenador do curso de Odontologia da UNINASSAU Caruaru, Cícero Feitoza, a palavra que define esta parceria é sucesso. “Tudo está sendo positivo tanto para os estudantes, que podem pôr em prática os conhecimentos adquiridos garantindo a eficácia do processo de ensino e aprendizagem, como para as pessoas privadas de liberdade, pois essa ação vem promovendo e estimulando mudanças junto à reinserção social e reabilitação de custodiados do sistema”, ressalta o coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *