Bala de gengibre produzida em Caruaru é exportada para Europa

Balas fazem lembrar a infância, festas de aniversário, brincadeiras. Mas em Caruaru, bala é assunto sério, um negócio familiar. Desde 2003 as balas de gengibre Balarama são produzidas no bairro Indianópolis. A produção, que começou bem artesanal, era de 50 balas por dia, hoje chega a 750 kg de balas por dia, dá quase 200 mil unidades. Os projetos não param: exportar, construir uma nova fábrica em um distrito industrial e até entrar na programação dos festejos juninos são algumas das atividades do planejamento da empresa.

O empreendedor Eduardo Luz lembra que começou em 2003, mas só procurou o Sebrae quase dez anos depois. Fez curso de gestão empresarial, passaporte para exportação e o Sebraetec, “a ideia era impulsionar o ecommerce”, explicou. Mas depois da participação no EINNE ( Encontro Internacional de Negócios do Nordeste ), surgiram contatos do Peru, Bolívia, Canadá, Estados Unidos e Portugal. “Já começamos a exportar para Portugal”, comemora Eduardo Luz.

Em quase 15 anos de trabalho, a Balas Balarama teve o maquinário modernizado, um engenheiro de alimentos entrou para a equipe, o design das embalagens dos produtos foi alterado e toda a identidade visual foi modificada. A empresa tem certificados que permitiram uma parceria com uma distribuidora de farmácias e com uma distribuidora de produtos naturais, aumentando os pontos de venda, “nós queremos oferecer um produto natural e funcional”, explicou Eduardo ao fazer referência às propriedades medicinais do gengibre. A matéria-prima é produzida em uma área que eles têm em Bonito, no Agreste, e o “cultivo de gengibre é todo orgânico, não usamos nenhum agrotóxico”, destacou.

Visitando empresas para se aprofundar em produção de balas, o empreendedor acabou firmando parceria com um empreendimento de Natal, no Rio Grande do Norte, para abrir uma fábrica, no Agreste de Pernambuco, que vai produzir, entre outros produtos, uma bala com recheio. Eduardo Luz planeja até participar da programação junina de Caruaru. No município há uma tradição de comidas gigantes, perto da fábrica deles já existe a festa do bolo de milho gigante e, quem sabe, “a gente não faz a bala gigante”, diz o empreendedor.

Sebraetec

Por meio do Sebraetec, o Sebrae oferece serviços especializados para implementar soluções em sete áreas de inovação: Design, Produtividade, Propriedade intelectual, Qualidade, Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação e Comunicação. O programa aproxima os pequenos negócios e empresas prestadores de serviços. Para ter acesso basta ir até o Sebrae e explicar a situação da sua empresa. O analista do Sebrae indicará em que ponto há a necessidade de inovar. Dessa forma, o Sebrae pode acionar um dos prestadores de serviços tecnológicos cadastrados para viabilizar a inovação na sua empresa. “O Sebrae está preparado para prestar consultoria aos empresários para que eles possam inovar e incorporar novas tecnologias nos negócios através do Sebraetec”, explicou a gerente da Unidade Agreste Central do Sebrae/PE, Débora Florêncio.

SERVIÇO

Sebraetec: Serviços especializados para implementar soluções em sete áreas de inovação.

Informações:

Sebrae Caruaru

Av. Adjar da Silva Casé, 277 – Indianópolis, Caruaru – PE, 55024-740. Telefone: (81) 2103-8400

Sebrae Garanhuns

Av. Rui Barbosa, 671 – Heliópolis, Garanhuns – PE, 55296-300. Telefone: (87) 3221-3333

O crédito da foto é: Lorena Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *