Banda de Pífanos de Caruaru’ celebra 100 anos com show no Polo Azulão

A véspera de São João terá um show especial dentro da programação do Maior e Melhor São João do Mundo. A Banda de Pífanos de Caruaru completa, em 2024, 100 anos de atividade e realizará, neste domingo (23), um show comemorativo no Polo Azulão.

Formada atualmente por descendentes dos fundadores (sobrinhos e netos, por exemplo), além de convidados, a Banda de Pífanos de Caruaru é liderada por João Biano, que integra o grupo desde 1955 (zabumbeiro). Ele é neto de Manuel Clarindo Biano, um dos fundadores.

De acordo com João Biano, será um momento para celebrar não somente o centenário do grupo e a influência dele na formação de dezenas de outros artistas, mas também outros grandes nomes da música regional que merecem ser lembrados e reverenciados.

“Faremos uma homenagem também para os nossos compositores. Lídio Cavalcanti, Janduhy Finizola, Jacinto Silva e Nelson Barbalho, por exemplo. E tudo é Caruaru. Aliás, é um repertório referente aos compositores de Caruaru”, antecipa João Biano, entusiasmado com a apresentação.

*MEDALHA -* Na ocasião, João Biano também receberá a Medalha de Honra ao Mérito Sebastião Clarindo Biano, concedida pela Câmara Municipal de Caruaru, em reconhecimento à trajetória centenária da Banda de Pífanos.

*LEGADO -* Considerado um dos grupos mais tradicionais do país, acumulou, no decorrer da carreira, grandes parcerias musicais. Gilberto Gil, por exemplo, se refere a eles, na música ‘Forrozear’, como “Os Beatles de Caruaru” – em referência ao grupo inglês The Beatles.

São sete trabalhos lançados (entre LPs e CDs). O mais recente, intitulado ‘No século XXI, no Pátio do Forró’, venceu o prêmio de ‘Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras’, na 5ª edição do Grammy Latino. O grupo também recebeu, em 2006, do Governo Federal, a Ordem do Mérito Cultural.

*SERVIÇO*

Banda de Pífanos de Caruaru: 100 Anos

23/06, à 0h

Polo Azulão

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.