A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Belo Jardim começará, a partir da próxima segunda-feira (14), a apreender os animais que estiverem soltos nas ruas do município.Serão apreendidos bovinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos, asininos (jumentos) e moales (mulas) que estiverem em locais públicos.
“A medida é para preveni r acidentes com veículos, evitar que pessoas fiquem feridas. Os animais soltos representam um grande risco para a população, tanto de acidentes quanto de contaminação. As pessoas precisam cuidar dos seus animais e não deixá-los soltos pelas ruas”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Roberto Barbosa.
O serviço de apreensão será feito por dois fiscais da secretaria, que farão rondas nos bairros para identificar a presença de animais soltos. Ao localizar os animais, os fiscais irão acionar o caminhão que fará o recolhimento e levará os bichos para um espaço da prefeitura. Os animais ficarão apreendidos por cinco dias.Para retirar os bichos, os donos devem procurar a secretaria, que fica localizada no Centro Administrativo II, na Avenida Germiniano Maciel, sem número, no Centro, ao lado do INSS. O atendimento é das 7h30 às 13h.
Os donos precisam apresentar RG, CPF e pagar uma multa referente ao número de dias que o bicho ficou apreendido. A diária custa R$ 90. Os animais apreendidos serão fotografados e terão um arquivo fixo na prefeitura.