Boom do mercado pet: Estácio Recife lança curso de Medicina Veterinária

O mercado pet no Brasil tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos. Em 2024, o país atingiu cerca de 160,9 milhões de animais de estimação, com um faturamento estimado em R$ 76,3 bilhões, representando 0,36% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e o Instituto Pet Brasil.

As projeções para 2025 indicam a continuidade dessa expansão. Estima-se que o setor pet brasileiro movimente aproximadamente R$ 77 bilhões, impulsionado pelo aumento na demanda por alimentos premium, serviços veterinários e acessórios tecnológicos para pets.

Visando formar profissionais capacitados para este mercado, o Centro Universitário Estácio Recife lançou um novo curso de graduação: Medicina Veterinária, que será oferecido na modalidade semipresencial. Com um formato inovador, o curso visa proporcionar formação de qualidade aliando a flexibilidade do ensino digital às práticas presenciais necessárias para o desenvolvimento das habilidades clínicas e cirúrgicas dos futuros profissionais.

A graduação em Medicina Veterinária tem um papel fundamental na promoção da saúde pública, especialmente no que diz respeito à legislação para o manejo de carnes bovinas, suínas e de aves. O curso oferecerá uma formação generalista, permitindo que os egressos atuem em diversas áreas, como clínica veterinária, saúde animal, saúde pública, zootecnia, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, anestesiologia, reprodução animal, entre outras.

Segundo a reitora da instituição, Paula Sabino, a chegada do curso de Medicina Veterinária beneficiará não apenas os alunos, mas também a população local. “Nossos alunos terão a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sob a supervisão de profissionais qualificados. Com isso, no futuro, poderemos oferecer para a comunidade, na unidade, serviços de atendimento clínico, orientações e pequenas cirurgias para animais”, destacou a reitora.
O curso é destinado a qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, contando com 4.000 horas/aula totais, divididas em 10 semestres. As inscrições já estão abertas, e os interessados podem obter mais informações no site www.estacio.br.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.