Na última segunda-feira (21), o plenário da Casa Leônidas Vila Nova foi sede das comemorações do primeiro Dia Cultural com uma calorosa homenagem ao cidadão ilustre de Bonito, Plácido de Souza.
Para prestigiar o momento, estiveram presentes diversas autoridades do município como vereadores e representante do poder executivo além de pessoas próximas ao homenageado e a seus familiares como o ex prefeito de Caruaru Anastácio Rodrigues e o presidente do Instituto histórico de Caruaru Walmiré Dimeron além de componentes da Comunidade Beneditina do Colégio Sagrado Coração da cidade de Caruaru, comunidade da qual uma de suas filhas faz parte. Suas filhas Goretti, Maria da Glória (Irmã Manuela) e Verônica também compareceram a solenidade além de seus netos João Alfredo Filho e Catarina.
As homenagens tiveram início com uma amostra da vida e trajetória de Plácido de Souza feita pelo autor do projeto, o presidente da Câmara de Vereadores do Bonito, Dr. Edmilson Henauth (sem partido). Após a amostra, Goretti, filha de Plácido, fez um discurso relembrando a vida e carreira de seu pai. “Meu pai foi um grande cidadão bonitense que amava esse lugar e muito contribuiu para a cultura deste município desde a criação da bandeira ao hino oficial da cidade”, disse.
Plácido de Souza é natural de Bonito e nasceu no dia 2 de Dezembro de 1910. É filho de Manoel Anacleto de Souza e Maria da Glória de Souza. Foi bacharel pela Faculdade de Direito do Recife e teve a oportunidade de exercer o cargo de juiz de Direito em várias comarcas da região. Sua vocação musical se revelou desde a infância. A música sempre seguiu paralela a sua vida e seu mestre de notas foi seu próprio pai. Em Bonito, dirigiu e participou da Banda Santa Cecília, atual Banda do Biu e da Orquestra de Jazz. Plácido chegou a tocar órgão na Matriz da cidade e faleceu no dia 21 de dezembro, dia do seu aniversário.
Para Edmilson Henauth, instituir o primeiro Dia Cultural em homenagem a Plácido de Souza é de extrema importância para resgatar a memória de Plácido em Bonito. “Plácido contribuiu bastante para a cultura bonitense e seu nome e sua história não podem passar desapercebidos. Temos como dever homenageá-lo, fazendo com que o dia 21 seja conhecido como Dia Cultural Plácido de Souza”, disse.
Para relembrar suas músicas, estiveram presentes a Banda do Biu, a Orquestra Musical Filhos da Terra, Grupo do Boi Glorioso e o Grupo dos Bacamarteiros. Na ocasião, eles tocaram e dançaram diversas músicas de autoria do homenageado, entre elas, a mais divulgada “Querias… mas não te dou”.