Cantador Raullino Silva vence a “Copa do Mundo do Repente”

O poeta cantador Raullino Silva conquistou o 1° lugar no Desafio Estado contra Estado, atualmente considerado o evento mais importante da cantoria nordestina, sendo chamado por poetas e apologistas de “Copa do Mundo do Repente”. O festival, com julgamento individual, ocorreu na noite deste sábado (09), no Teatro Municipal de Campina Grande-PB, contando com público oriundo de vários estados do Nordeste e de outras regiões.

Potiguar, mas vivendo em Caruaru-PE há cerca de duas décadas, Raullino Silva é pentacampeão do duelo, já tendo sido vitorioso nas edições de 2011, 2016, 2019 e 2020. Assim, o poeta mais uma vez se destaca entre os grandes nomes dos defensores da arte do improviso e consolida sua relevância no cenário poético nordestino.

O Desafio Estado contra Estado é organizado por Iponax Vila Nova, que também apresenta a competição. O duelo possui regras específicas de classificação, diferenciando-se dos festivais comuns e elevando os níveis de dificuldade e exigências dos cantadores, que precisam elaborar estrofes de improviso com alta qualidade em um curto período de tempo.

Neste ano, chamou a atenção a qualidade dos troféus de premiação, que foram confeccionados artesanalmente pelo artista plástico Espingarda do Cordel, também poeta popular.

Ademais, durante o evento ocorreu uma homenagem ao cantador Sebastião Dias, falecido em dezembro do ano passado.

Para quem quiser conferir ou rever as apresentações, a transmissão do evento está disponível no link https://www.youtube.com/live/8SR_bNJ_3p4?si=zV3U-LMwibjbiarv

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.