Estima-se que mais de 35% dos acidentes rodoviários originam lesões na coluna cervical, todos os anos. Dentro desse contexto e em época de Carnaval, o abuso de álcool tem sido um alerta para a população, lembrando que ele é o fator responsável de um a cada quatro lesões da coluna vertebral.
De acordo com o neurocirurgião, Dr. Abraão Ximenes, as lesões na coluna cervical são muito frequentes nos acidentes de moto e as suas consequências podem variar desde dores a déficits graves como a paralisia nos membros (tetraparesia ou tetraplegia) e dificuldade para respirar.
“Os sinais e sintomas de lesão na coluna incluem dor e rigidez no pescoço, ombros e costas, eventualmente irradiada para os membros; alterações da sensibilidade como formigamento, dormência, diminuição da força nos braços ou pernas; dificuldades respiratórias e/ou perda de controle da bexiga e intestinos”, explica.
Dentro desse contexto, é preciso redobrar os cuidados ao pilotar veículos ciclomotores evitar bebidas alcóolicas caso for dirigir. Mínimas doses já afetam os reflexos que podem ser decisivos para evitar acidentes. Em doses mais altas pode provocar dificuldades o efeito do álcool ode causar dificuldade em andar, visão borrada, fala arrastada, tempo de resposta retardado e danos à memória.
Serviço:
Real Coluna & Nervos
Real Hospital Português
Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu, Recife – PE, 52010-075
Rio Mar Trade Center
Endereço: Av. República do Líbano, 256 – Pina, Recife – PE, 51110-160