A “Carta dos Prefeitos do Nordeste”, que foi formulada por presidentes de nove associações e federações municipalistas, será entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante a Marcha em Defesa do Municípios, que acontece no próximo dia nove, em Brasília. O documento, construído a partir do encontro realizado no último dia 18 de março, em Teresina (PI), congrega as principais pautas dos gestores municipais.
Além do presidente da CNM, Glademir Aroldi, subscreveram o documento os presidentes da Amupe, José Patriota; da APPM, Jonas Moura Araújo; da AMA, Hugo Wanderley; da UPB, Eures Ribeiro Pereira; da Aprece, Francisco Alves Diniz; da Famem, Erlanio Furtado Luna Xavier; da Famup, George Pereira Coelho; da Femurn, José Leonardo Cassimiro de Araújo; e da Fames, Christiano Rogério Rego Cavalcante, bem como a coordenadora da CNM para o Nordeste, Rosiana Siqueira.
Entre as pautas está a defesa de um Novo Pacto Federativo mais justo e equilibrado, viabilizado a partir da aprovação do Projeto de Lei 78/2018, relativo à distribuição dos bônus e de royalties do petróleo entre todos os municípios brasileiros. Outra demanda é a aprovação do repasse de 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro de cada ano, bem como a atualização dos valores das despesas dos programas federais.