O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Pensando nisso, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) se reuniu, na noite da última terça-feira (21), com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para confirmar a adesão da cidade de Caruaru ao programa do MEC. Raquel também pediu a colaboração do ministério na compra de transportes escolares, construção de novas creches e cobertura de quadras esportivas.
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.
“Nosso compromisso com a educação não é apenas com as crianças de Caruaru. Temos o dever de abaixar o índice de analfabetismo de nossa cidade e esse programa será essencial para isso. Vamos começar, em breve, com 50 turmas de alfabetização para jovens e adultos”, adiantou Raquel. A prefeita também levou ao ministro um ofício com pedido de construção de novas creches, cobertura de quadras e aquisição de transportes escolares.
Em resposta às solicitações, o ministro Mendonça Filho disse que não medirá esforços para atender aos pedidos da prefeita Raquel Lyra e ajudar o município no desenvolvimento educacional. “Essas são medidas importantes para a melhoria da educação em Caruaru, importante cidade do Agreste pernambucano. Não mediremos esforços para atender essas demandas”, ressaltou.
EXPLORAÇÃO INFANTIL
A prefeita Raquel Lyra (PSDB) esteve esta semana no Rio de Janeiro participando do lançamento da campanha do Carnaval 2017 ‘Respeitar, Proteger e Garantir: todos pelos direitos de crianças e adolescentes’. A chefe do Executivo municipal, que representou a Frente Nacional de Prefeitos e a cidade de Caruaru, falou sobre a importância da iniciativa. O encontro ocorreu no auditório do Museu do Amanhã.
“Ressalto aqui o compromisso da Frente Nacional de Prefeitos em promover ações e políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes que possa, de fato, ser internalizada dentro das prefeituras dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Temos um grande desafio de cuidar das crianças e adolescentes agora. Fazer a campanha ‘Respeitar, Proteger e Garantir’ é de fundamental importância para permitir a visibilidade do respeito e da garantia da não violência e não exploração de crianças em todos os seus aspectos”, disse Raquel.
A prefeita de Caruaru também falou de sua experiência como secretária da Criança e da Juventude de Pernambuco em criar um programa pioneiro na prevenção da exploração de crianças e adolescentes no âmbito estadual. “Como secretária estadual, criamos o programa Atenção Redobrada, que rodou no Carnaval do Recife, Olinda, Bezerros, no São João de Caruaru, onde nós trabalhávamos os conselhos tutelares e de direito, capacitávamos pessoas que recebiam os turistas em hotéis, bares, restaurantes no combate à exploração de crianças e adolescentes. E nos dias de festa, existiam espaços de acolhimento para as crianças que acompanhavam seus pais, que iam trabalhar nos eventos e não tinham onde deixar seus filhos”, finalizou.