Caruaru implanta primeira horta biofortificada em cozinha comunitária de Pernambuco

A Prefeitura de Caruaru deu um passo importante rumo ao fortalecimento da segurança alimentar com a implantação da primeira horta biofortificada em uma cozinha comunitária do bairro Novo Mundo. A iniciativa, realizada pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), integra ações do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A horta utiliza um modelo agroecológico e produz alimentos enriquecidos com nutrientes como ferro, zinco e pró-vitamina A, essenciais no combate à desnutrição. Os alimentos serão utilizados na alimentação das famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelo programa.

“Hoje celebramos um momento histórico e transformador para Caruaru. Essa horta representa muito mais do que produção de alimentos; simboliza nosso compromisso com práticas sustentáveis, inclusão social e saúde pública. Estamos mostrando que é possível fazer política pública com inovação, ciência e cuidado com quem mais precisa”, afirmou Weslley Nascimento, Secretário de Desenvolvimento Rural.

“Mais do que plantar alimentos, essa iniciativa planta justiça social, saúde e esperança. Ao unir biofortificação e agroecologia, conectamos o campo à cidade com tecnologias sociais que combatem a fome e promovem equidade. Caruaru mostra que é possível transformar vidas com inovação, políticas públicas e saberes populares, tornando os ODS uma realidade no prato de quem mais precisa”, comentou o Coordenador do Projeto Ramas da Esperança, Erbs Cintra.

A ação conta com a parceria do projeto Nas Ramas da Esperança, vinculado à rede BioFORT da Embrapa e executado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), referência na pesquisa de variedades biofortificadas adaptadas ao Semiárido.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.