A Prefeitura de Caruaru tem trabalhado intensamente para minimizar os impactos da Covid-19 no município investindo na proteção dos trabalhadores em saúde com a aquisição de EPIs destinados a ações de enfrentamento ao novo coronavírus.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já foram investidos R$ 540 mil em equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras PFF2, face shield, óculos de proteção, luvas, álcool líquido, álcool em gel, macacões e aventais impermeáveis, toucas, EPI específico para auxiliares de serviços gerais, entre outros.
“Vamos seguir investindo na aquisição de equipamentos que possam dar mais segurança a atuação das equipes de saúde. Esta é uma maneiras de fortalecer nossas equipes no atendimento à população e no enfrentamento do coronavírus,” disse a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.
Todas as Unidades de Saúde estão com os profissionais paramentados, incluindo USFs, Casa de Saúde Bom Jesus, SAMU e, principalmente, a UPA Respiratória e o Hospital Municipal Manoel Afonso, que são exclusivos para os casos suspeitos de doenças respiratórias, como o Covid-19.
“Não estamos medindo esforços para proteger os profissionais que estão na linha de frente. Do agente de saúde, passando pelo pessoal de serviços gerais, motoristas de ambulâncias, até enfermeiros e médicos. Tudo seguindo os protocolos do Ministério da Saúde”, explica o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.
É importante destacar também que Caruaru foi uma das primeiras cidades da região a disponibilizar os macacões impermeáveis para as equipes de transportes de pacientes, a exemplo do SAMU e dos condutores da Central de Transportes. Além do cuidado em todo processo de desinfecção dos veículos utilizados nos transportes de pacientes suspeitos e confirmados do novo coronavírus.
Foto: Arnaldo Felix