Caruaru: obras públicas municipais devem voltar na próxima segunda-feira

Dezenas de obras permanecem paralisadas na Capital do Agreste, devido à pandemia do novo coronavírus. Algumas delas fundamentais para o dia a dia da vida dos caruaruenses, como a construção de creches e escolas, no centro da cidade, e as duas últimas etapas da Via Parque. Nossa reportagem ouviu o secretário de Obras, Rodrigo Miranda. “Nós paralisamos tudo, exceto as obras urgentes e alguns reparos devido às fortes chuvas. Essa paralisação atende também uma solicitação do sindicato da categoria, que sugeriu duas semanas de suspensão”, explicou Miranda.

Ele disse que a requalificação do centro da cidade será retomada já na próxima segunda-feira (07), mas admitiu que, durante esse período de quarentena, os ‘becos’ da Pequena de Ouro e do Mercado de Farinha foram concluídos. “São locais fundamentais para a circulação de milhares de pessoas. Aproveitamos esse período praticamente sem fluxo para fazer novos pisos e calçadas. Também adiantamos o serviço na Rua São Sebastião”, informou o secretário.

Duas obras que são aguardadas com muita expectativa pela população é a conclusão da Via Parque e a Nova Feira da Boa Vista. Em relação à Via Parque, a situação é a seguinte: a segunda etapa é chamada de setor Oeste e compreende a intersecção com a BR-104 até o Bairro Vila do Aeroporto. Neste espaço, a população poderá desfrutar ainda de diversos parques infantis integrando a uma paisagem que já tem bastante árvores e praças. Esse setor está orçado em mais de R$ 4 milhões, com previsão de conclusão para as próximas duas ou três semanas. Já a terceira etapa vai do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga ao Bairro das Rendeiras, orçado em mais de R$ 6 milhões. O dinheiro para obra vem através de uma parceria entre a PMC e a Caixa Econômica, através do Finisa.

Projeto

Dividido em três etapas, a Via Parque é uma promessa de campanha da prefeita Raquel Lyra, que observou no trecho da linha férrea, que corta Caruaru, uma oportunidade de lazer e qualidade de vida para os caruaruenses.

O projeto contempla um total de sete mil metros de intervenção, dividido em três eixos: Centro (já concluído), Leste (em fase de conclusão) e Oeste (com obras já iniciadas). “Nós idealizamos a Via Parque desde 2016 e como o único município do Estado a conseguir recursos do Finisa, colocamos esse projeto em prática. Ele conecta os territórios da Zona Oeste com os territórios do Centro e do Leste, trazendo mais qualidade de vida e mobilidade para a população de Caruaru”, afirmou a prefeita Raquel Lyra.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *