Caruaru sedia encontro de gestores municipais da área LGBT

LGBT

Gestores da área de políticas de promoção à diversidade sexual e direitos humanos de todo o estado se reuniram na última sexta (19), em Caruaru, para participar da programação dos 10 Dias de Ativismo LGBT. Estiveram presentes gestores de secretarias municipais, de unidades básicas de saúde e educação dos municípios de Recife, Belém de Maria, Palmares e até um representante de Maceió-AL.

Durante todo o dia o público pôde acompanhar as palestras ministradas por representantes de órgãos públicos municipais e estaduais. A parte da manhã foi dedicada à explicação de funcionamento dos órgãos e como eles atuam e na parte da tarde o período foi dedicado às trocas de vivências entre os participantes. O Encontro de Gestores do Município foi promovido pela Coordenação de Promoção à Diversidade Sexual (LGBT) da Secretaria Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, ambas da Prefeitura de Caruaru.

Para o assessor técnico de Políticas Transversais da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, Robert Lincolhn, a experiência adquirida no encontro vai servir para facilitar o trabalho que ele vem desenvolvendo. “Em Alagoas a gente vive um momento de construção no âmbito da saúde da população LGBT e essa troca de experiências vai me facilitar na efetivação e operacionalização dessa política. No meu estado isso foi implantado em 2016 e já pontuamos alguns avanços nesse sentido, mas esse momento de hoje, vai ser muito importante para dar seguimento ao meu trabalho”, explicou Robert.

Entre os palestrantes esteve o gerente de políticas LGBT do Recife, Wellington Pastor, que é também membro da diretoria do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas Públicas para a População LGBT (Fonges) em Pernambuco. “Para a gente, enquanto gestores, é fundamental a troca de experiências e fortalecer os organismos gerenciadores e fomentar a criação deles. Nosso intuito é institucionalizar e interiorizar essa política pública”. Pontuou Wellington. Além dele, se apresentam como palestrantes o coordenador de LGBT do Governo de Pernambuco e a gerente de Política de Segmentos Sociais, Marina Duarte, também do estado. O próximo evento irá acontecer no dia 23 de maio.

Os 10 Dias de Ativismo LGBT fazem parte de um projeto que conta com diversas ações realizadas em 10 dias diferentes, em alusão ao Dia Mundial de Combate à LGBTIfobia, celebrado em 17 de maio. O intuito é promover o desenvolvimento de ações que visem a luta contra a LGBTIfobia, em prol da visibilidade e da requisição dos direitos dessa população, por maio da disseminação de informações sobre a temática. As ações contam com programação voltada para um público variado, que engloba gestores municipais, funcionários da área de saúde e estudantes de ensino médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *