A partir do próximo dia 21, a rede Casas Bahia, administrada pela Via Varejo, dará início à operação de um novo formato de lojas físicas, chamado de Smart. A primeira inauguração no Nordeste será no River Shopping, em Petrolina. Trata-se de um novo modelo da Via Varejo, com maior integração dos ambientes online e físico. Nele os clientes poderão utilizar, por exemplo, totens touchscreen para acessar o catálogo de outros produtos que não estão em exposição, bem como informações adicionais do item pretendido.
Com vacância zero em suas operações, o River Shopping precisou customizar um espaço para receber a varejista, que irá funcionar próximo à entrada principal do shopping. As lojas Smart Casas Bahia são, em média, 25% menores do que as do formato atual, com tamanhos que variam entre 300 e 800m², com maior otimização dos produtos expostos, priorizando as principais categorias e os itens com maior giro de vendas, além da aplicação de novas tecnologias para demonstração de produtos não expostos fisicamente nas lojas. O novo formato conta com wi-fi gratuito, no qual os clientes terão à disposição banda larga de grande escala, facilitando a experimentação streaming de TVs smart, smartphones e games. As unidades também vão contar com antenas espalhadas que vão se comunicar com um software de mapa de calor, que consolidará informações sobre o comportamento de circulação e compra dos consumidores que estiverem com o wi-fi do smartphone ligado.
“O formato Smart permitirá à empresa levar a bandeira Casas Bahia para regiões em que ainda não estamos presentes, ao mesmo tempo em que oferecerá uma experiência de compra aos clientes com maior integração dos ambientes online e físico, aumentando ainda mais as possibilidades para Retira Rápido (compra no site para retirar na loja), atendendo a um comportamento de compra cada vez mais multicanal”, explica Marcelo Nogueira, diretor de Modelo de Vendas da Via Varejo.
Até o final de 2018, este formato deverá chegar ao número de aproximadamente 70 lojas em todo o Brasil. “No antigo formato, precisávamos de unidades fisicamente grandes, fazendo com que buscássemos, geralmente, regiões maiores para que garantíssemos rentabilidade. Agora, com o modelo Smart, poderemos implementar filiais mais enxutas, levar nossas bandeiras para novos mercados e marcar ainda mais nossa presença em diversos locais do país”, afirma Nogueira.
Para o superintendente do River Shopping, Welton Carvalho, a chegada das Casas Bahia é importante para a cidade, que agora terá opções diferenciadas de compra. Segundo ele, o River vem se reinventando e qualificando o seu mix ao longo dos anos: “Receber a primeira loja padrão Smart do Nordeste é motivo para celebrarmos, fechando o ano com chave de ouro”.