Quinze adolescentes do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, no Agreste do Estado, estão participando de quatro oficinas profissionalizantes na semana pré-carnavalesca. As atividades contemplam os temas “Costura e customização”, “Flauta doce”, “Tapeçaria” e Máscaras carnavalescas”. As ações estão sendo ministradas por agentes socioeducativos e instrutores.
Na oficina de máscaras, por exemplo, os socioeducandos estão utilizando jornais, balões de festa, tintas e brilho para montar as peças que serão utilizadas na festa de Carnaval da unidade. Já na de customização, os alunos estão operando máquinas e aprendendo a técnica de costura reta para a confecção de capas para almofadas. Com os trabalhos concluídos, algumas peças serão expostas em uma mostra de itens produzidos por adolescentes no espaço de convivência da sede da Funase, no Recife.
“As oficinas ofertadas estão mudando o comportamento dos meninos. Além de descobrirem valores, eles estão participando ativamente do que estamos promovendo. O grande objetivo é fazer com que eles se ocupem, trabalhem o respeito mútuo, a empatia e descubram novas vocações nas atividades pedagógicas”, disse a coordenadora geral do Cenip Caruaru, Maria Clara Amorim.
CARNAVAL – Ao longo desta semana, outras unidades da Funase estão realizando oficinas artísticas e profissionalizantes em alusão ao período carnavalesco, entre elas, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, o Case Santa Luzia, no Recife, e a Casa de Semiliberdade (Casem) Petrolina, no Sertão do Estado.