Centro de Divulgação das Eleições será inaugurado nesta terça-feira (6)

Foto: Alejandro Zambrana - Apresentação Centro Divulgação das Eleições 2022 - 05/09/2022

A partir desta terça-feira (6), profissionais da imprensa vão poder utilizar o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2022 localizado no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A abertura do espaço será a partir das 8h para os veículos de comunicação e jornalistas devidamente credenciados dentro do prazo.

O CDE 2022 funcionará, inicialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. A partir de 17 de setembro, passará a funcionar de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. As Eleições Gerais de 2022 vão acontecer nos dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno, onde houver).

Nesta segunda-feira (5), a secretária de Comunicação e Multimídia (Secom) do TSE, Giselly Siqueira, apresentou a estrutura aos jornalistas. Na ocasião, foi exibido um vídeo produzido pela Secom sobre o Centro de Divulgação e foram sorteados os espaços que os caminhões de link das emissoras de televisão ocuparão no térreo da sede do Tribunal para a transmissão das informações sobre o pleito.

Veículos credenciados

Até este domingo (4), data final para o credenciamento, o CDE 2022 cadastrou 110 veículos nacionais; 519 profissionais da imprensa brasileira; 12 veículos internacionais; e 50 profissionais da imprensa estrangeira.

Segundo as regras de uso do CDE, serão fornecidas três credenciais por veículo de mídia impressa ou digital (jornal, revista, site), duas por emissora de rádio e quatro por emissora de televisão. As credenciais serão distribuídas com o nome do veículo de imprensa. Ou seja, não haverá credencial em nome de um profissional específico.

Os profissionais deverão se identificar na entrada externa do TSE para receberem as respectivas credenciais dos veículos. Ao deixar o Tribunal, as credenciais deverão ser devolvidas. O extravio não dará direito a uma nova identificação.

Estrutura

Com quase 2 mil metros quadrados, o CDE das Eleições 2022 dispõe de uma estrutura para comportar de 350 a 400 pessoas ao mesmo tempo. Terá sete bancadas com 60 estações de trabalho para os profissionais de comunicação, sendo que 21 com computadores fornecidos pela Justiça Eleitoral. Contará, ainda, com auditório com mesa e cadeiras para coletivas de autoridades no dia do pleito e espaço com painel para entrevistas (backdrop).

O CDE terá, também, cinco telões que exibirão informações sobre campanhas e serviços da Justiça Eleitoral, bem como os resultados das eleições. O espaço contará, ainda, com atendimento permanente à imprensa pelos profissionais da Secom do TSE.

Informações no site

É bom lembrar que todos os documentos e dados produzidos pelo CDE 2022 estarão disponíveis no site do Tribunal, nas notícias de rádio e televisão da Corte, no canal no YouTube e nas redes sociais oficiais do TSE.

Mais informações podem ser obtidas na página do CDE 2022 ou diretamente na Secom do TSE, pelos telefones (61) 3030-7077 e (61) 3030-7080.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *