O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Asces-Unita celebra 20 anos de serviços prestados à comunidade de Caruaru e região. Ao longo dessas duas décadas, muitas foram as histórias acompanhadas, sorrisos restaurados e a contribuição para uma política efetiva de saúde bucal, oferecendo gratuitamente à população um serviço de qualidade.
O serviço foi criado em 2005, como parte do projeto Brasil Sorridente, no primeiro governo Lula, para suprir a carência da atenção odontológica especializada na região. No CEO, são ofertados serviços em cinco áreas: a periodontia (que cuida da saúde gengival), a estomatologia (que cuida do câncer bucal), as necessidades odontológicas especiais, a endodontia (especialidade que realiza canais) e a cirurgia oral menor.
Mais de 102 mil pessoas já foram atendidas nestes 20 anos, com mais de 130 mil procedimentos realizados. A média diária é de 24 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira, com atuação diária de cerca de 40 professores, preceptores e estudantes de Odontologia. Um número expressivo, que revela a relevância do serviço para a comunidade, atuando juntamente às gestões públicas, por meio do SUS.
Para o coordenador do curso de Odontologia, professor Eudes Lorena, o pioneirismo da Asces-Unita proporciona iniciativas exitosas como esta. “Foi um serviço pioneiro no interior de Pernambuco e com um diferencial: foi um dos primeiros dentro de uma instituição de ensino superior. O Ministério da Saúde reconhece a experiência do CEO Asces-Unita, junto com a Organização Pan-Americana de Saúde, ainda em 2022, como uma das sete experiências mais inovadoras em saúde bucal do país. Nós acreditamos que a formação do estudante de odontologia, dentro dessa perspectiva do programa Brasil Sorridente e dentro da atuação no céu, o capacita de maneira diferenciada para atuar depois no mercado, com alguns diferenciais, como a humanização, o acolhimento”, frisa.
Reconhecimento internacional
O CEO Asces-Unita foi escolhido como uma das sete experiências mais inovadoras do Brasil, pelo Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente (LIS PNSB), ligado à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A OPAS é uma organização internacional especializada em saúde, sendo a mais antiga agência internacional de saúde do mundo.