Instituições selecionadas foram reconhecidas O SAS Plataforma de Educação anunciou nesta semana os vencedores da 2ª edição do Prêmio Escolas que Inspiram, criado para reconhecer as instituições parceiras que se destacaram durante o ano. A lista das mais de 50 escolas selecionadas foi divulgada durante o Fórum de Mantenedores SAS, realizado nos dias 11 e 12 de agosto. O evento foi voltado às mais de 950 escolas parceiras da plataforma em todo o país. Foram premiadas instituições de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
“No ano passado, diante do cenário desafiador causado pela pandemia, sentimos a necessidade de prestigiar e compartilhar as boas práticas adotadas pelas escolas e professores da nossa rede. O Prêmio Escolas que Inspiram surgiu quando as instituições estavam se reinventando para atender as novas demandas da comunidade escolar e, desde então, temos acompanhado histórias de sucesso que merecem esse destaque. É uma grande honra trilhar ao lado de tantos profissionais que se dedicam e se superam a cada dia”, afirma Marcos Moriggi, diretor nacional de Consultoria Pedagógica do SAS Plataforma de Educação.
A banca responsável pela seleção dos vencedores foi composta por Claudia Costin, do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) e uma das criadoras do movimento Todos Pela Educação; Mozart Neves Ramos, do Instituto de Estudos Avançados da USP e ex-diretor no Instituto Ayrton Senna; Rafael Parente, da BEI Educação e Presidente do Conselho do CEIPE; e Sônia Colombo, da HUMUS Consultoria e consultora nas áreas de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas.
Veja abaixo as escolas vencedoras em cada categoria:
A categoria “Educação Infantil” elegeu projetos com foco em dar sentido criativo à aprendizagem no segmento, estimulando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. As instituições escolhidas foram: Caminho Kids (RS) e Escola Paulo Freire (MS).
A categoria “Formação Pedagógica” selecionou projetos com impacto significativo no desenvolvimento do corpo docente e/ou coordenação da escola. As escolas vencedoras foram: Colégio Santa Úrsula (AL) e Colégio Educallis (MA).
Já a categoria “Gestão de Excelência” premiou projetos de gestão que contribuíram para a superação das limitações organizacionais, com atuação significativa na retenção e/ou na captação de alunos. As campeãs foram: Colégio Plank (SP) e Caminho do Saber (RS).
Na categoria “Iniciativas Socioambientais”, os projetos selecionados tinham foco na promoção do desenvolvimento intencional de competências socioemocionais da comunidade escolar. As eleitas foram: Colégio João Paulo I Sul (RS) e Colégio Cathedral (MT).
Em “Inovação” foram escolhidos projetos que conseguiram criar uma solução inovadora e de impacto para atender melhor a comunidade escolar através da utilização de tecnologias. As vencedoras foram: Colégio Carbonell (SP) e Colégio Plank (SP).
A categoria “Professores que Inspiram” escolheu projetos de professores excepcionais, líderes na sua comunidade escolar e capazes de inspirar seus alunos. Os educadores selecionados representam as instituições: Escola Paideia (SP), Colégio Simetria (GO), Colégio Miranda (SP), Colégio Porto Alvorada (SP), Colégio Santa Maria (CE), Cooperativa de Ensino Santa Rita (SP), Escola Santa Teresinha (MA), Colégio Santa Clara (GO), Instituto Nossa Senhora da Piedade (BA), Colégio Maria Helena (BA), Colégio Santíssimo Sacramento (AL), Externato Rio Branco (SP), Instituto Educacional Deputado Waldir Filho (MA), Escola Monteiro Lobato (SP), Colégio Lindezir Batista (CE), Escola CEIB (SC), Colégio Machado de Assis (PI), Colégio Carbonell (SP), Colégio Ana Tereza (BA), Caminho do Saber (RS) e Instituto Nossa Senhora da Piedade (RJ).
As instituições escolhidas na categoria “Eureka” foram as mais engajadas na plataforma do SAS. As campeãs foram: Centro Educacional Santo Agostinho (RN), Escola Pintando o Sete (SP), Escola CEIB (SC), Colégio Presbiteriano Augusto Galvão (BA), Instituto MDA (CE), Colégio Alicerce (MT), Escola Magia do Saber (CE), Escola Paulo Freire (MS), Colégio Clovis Beviláqua (CE).
A categoria “Alto Desempenho” elegeu as instituições que apresentaram bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021: Colégio Ari de Sá Cavalcante (CE), Over Colégio e Curso (RN), Colégio Master (SE), Sistema Gabarito (MG), Instituto Dom Barreto (PI), Instituto Educacional São José (PI), Colégio CPI (PI), Evolução Cursos (CE), Colégio Diocesano de Caruaru (PE), Colégio Pódion (DF), Escola Leonardo Da Vinci (DF), Colégio Simbios (GO), Colégio Diocesano Santa Luzia (RN), Colégio Luciano Feijão (CE), Colégio Nossa Senhora das Neves (RN), Colégio Energia Florianópolis (SC), Colégio Fibonacci (MG), Colégio Santo Antonio (MG), CMPM II (AM), Equação Certa (PI).
Sobre o SAS Plataforma de Educação
SAS é uma Plataforma de Educação que, há quase duas décadas, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 950 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.
Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.