Paulo Argemiro da Silva Júnior*
No mês de setembro é vivenciada a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, no qual são abordadas as questões psicológicas e a importância da escuta, na busca de expor que o suicídio não é a saída para solucionar as questões insuportáveis que o ser carrega dentro de si.
Na grande maioria, pedir ajuda torna-se difícil, por vergonha, por falta de confiança em alguém da família ou, até mesmo, pela dificuldade de buscar por um profissional da área.
Essas dificuldades podem levar pessoas a pensar e, até mesmo, a tirar a própria vida, por acreditar que esta é a melhor forma para colocar um fim em seus problemas.
A educação, por sua vez, é a principal medida preventiva. A escola, como espaço de aprendizagem, quebra este tabu, no qual havia o receio de se falar sobre o tema. Porém, agora com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira está sendo derrubada e mais informações sobre o assunto estão tornando-se acessíveis a todos, inclusive nas atividades vivenciadas nas escolas de forma multidisciplinar.
O Colégio Exato Prime é um modelo a ser seguido. A unidade educacional está dando a sua contribuição, junto a sua equipe e o corpo docente, utilizando o lúdico nas aulas, inclusive nas de Educação Física, para fazer essa conscientização e deixar claro que todos têm importância e que falar é a melhor solução.
Vale ainda salientar que este mês é apenas uma campanha, mas a dor não é momentânea. Se não for tratada, a situação vai se agravando, por isso a importância de falar sempre, pois a conversa é fundamental para, assim, chegar a soluções. E o ESCUTAR é ainda mais importante.
Paulo Argemiro da Silva Júnior é psicanalista clínico. O profissional faz parte da equipe do Colégio Exato Prime