A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo instituto Pró-Livro (IPL), aponta que o público brasileiro tem uma média de leitura inferior a cinco livros por ano, sendo que apenas 2,43 são lidos integralmente. Além disso, 44% da população não lê e 30% nunca compram nenhum título. Os resultados demonstram que transformar a realidade da leitura no país é um desafio e as escolas exercem papel de destaque para que a população adquira este hábito desde cedo. Em Pernambuco, o Colégio GGE está desenvolvendo um projeto que incentiva à leitura através do desenvolvimento de habilidades e competências de linguagens.
A iniciativa ressalta a importância da leitura para além do processo de aprendizagem. O objetivo é tratar o tema como fundamental para o desenvolvimento crítico e a formação integral dos alunos como adultos proativos e engajados na sociedade. Os estudantes irão vivenciar esses conceitos na prática através da leitura de uma série de paradidáticos escolhidos pelo corpo docente e equipe pedagógica do GGE. Entre eles, clássicos da literatura brasileira como Dom Casmurro, de Machado de Assis, o Quinze, de Rachel de Queiroz, e Cinco Minutos, de José de Alencar. Além de outros títulos aclamados pela crítica como O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de Saint-Exupéry.
Participam do projeto alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2. O estudante será incentivado a trazer os temas abordados nos livros para a contemporaneidade e apresentá-los por meio de expressões artísticas de diferentes áreas como cinema, artes plásticas e produção textual. O diálogo entre as turmas que participam ou não do projeto de Incentivo à Leitura também será estimulado para que o debate possa se expandir pelo colégio e ser levado também para o ambiente familiar. A iniciativa fortalece a ideia de que, embora surjam novas tecnologias a cada dia, os livros continuam sendo uma ferramenta insubstituível para formação social, intelectual, cognitiva e cultural de crianças e jovens.
Ciranda Literária
O projeto de Incentivo à Leitura não é o único desenvolvido pelo GGE neste aspecto. Pensada para alcançar as crianças de séries menores, a Ciranda Literária é desenvolvida para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. As turmas promovem contação de histórias entre si, utilizando, inclusive, brinquedos e objetos para a encenação dos contos. O objetivo é incentivar o prazer pela leitura, estimulando a criatividade e criando o hábito de ler para aprimorar a imaginação e a desenvoltura oral dos alunos. A culminância do projeto leva também autores para salas de aula que apresentam suas obras de maneira lúdica para os estudantes.