O Dia de São João (24) em Fernando de Noronha foi festejado à altura por moradores e turistas. A Praça São Miguel, na Vila dos Remédios, ficou lotada para acompanhar os shows dos artistas locais e dançar muito forró, com a apresentação do sanfoneiro e cantor pernambucano, Cezzinha. A praia do Porto também teve um polo, onde ocorreu o show de Kinho Ramalho e trio pé de serra Amor com Café.
Se no primeiro dia, na sexta-feira (23), o tempo na ilha ficou oscilando entre vários momentos com chuva, a noite do sábado transcorreu com tempo firme, para a alegria dos presentes na tradicional festa junina do arquipélago. O público pôde se divertir, embalado pelas músicas clássicas dos festejos de São João.
A quadrilha da Erem Arquipélago abriu a noite, abrilhantando o evento com a peça teatral e auto em Noronha, com direito a casamento matuto. Quem subiu primeiro ao palco foi o cantor Kinho Ramalho, no Porto de Santo Antônio, às 17h. Em seguida, Nado Carvalho, já à noite, se apresentou na Praça São Miguel tocando forró de outros intérpretes e também músicas autorais, como “Histórias de Noronha”.
Nado, que mora na ilha há 12 anos, fez o seu primeiro show público pela Administração do distrito. Ele se sentiu muito honrado pela oportunidade. “A sensação que eu tive foi a melhor possível. Saber que as pessoas da ilha querem ver o meu trabalho foi incrível. Tive um sonho realizado”, comentou
Depois do show de Nado Carvalho, a quadrilha de Dona Nanete, a grande homenageada do evento, se apresentou na praça.
E uma das atrações mais aguardadas da festa, o forrozeiro Cezzinha, bastante conhecido do público nordestino, entoou verdadeiras pérolas do cancioneiro junino. O artista revisitou canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Fagner, Zé Ramalho, entre outros.
Cezzinha comentou sobre a emoção de tocar em Noronha. “Para mim é uma satisfação. Eu que conheço Noronha de perto, a cultura da ilha. Venho trazendo um espetáculo todo voltado às tradições nordestinas, comemorando os festejos juninos, essa festa da alegria. Eu fico muito satisfeito em poder fazer parte de uma noite tão especial quanto essa.”
O casal Juliano Bueno e Ana Paula, turistas de Santa Catarina, aprovou o evento. “Muito legal. Acho que a ilha inteira veio prestigiar o São João. A Administração está de parabéns”, disse Juliano. “O pessoal daqui está bem animado. O São João em nossa cidade é bem frio por conta do clima, então brincar nesse clima quente de Noronha é bem melhor “, completou Ana Paula.
Da mesma opinião, o morador noronhense Viníccius Silas gostou da diversão nos dois dias. “Foi incrível. Uma festa para a comunidade é sempre muito bem-vinda”.
O balanço desses dois dias de evento foi positivo, de acordo a Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes do arquipélago. O responsável pela pasta, André Portela, avalia o primeiro São João da nova Administração como algo marcante.
“A gente está muito feliz. O primeiro São João da nossa Administração, feito por quem entende muito de São João. Uma festa de raiz cultural pernambucana, nordestina. Trouxemos isso para Noronha, para que as pessoas pudessem vivenciar. Foram dois dias bastante intensos com forró no aeroporto, no Porto e na Praça São Miguel, com atrações de peso nacional como Cezzinha, mas também artistas locais. Conseguimos mobilizar a economia local, o aumento nas hospedagens etc. Estamos muito felizes com o resultado”, disse André Portela.
A Administração, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, agora se prepara para a realização da festa de São Pedro, dia 29 de junho, que promete repetir o mesmo sucesso.