Na manhã dessa terça-feira (07), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, que é presidida pelo vereador Fagner Fernandes (PTN) esteve reunida com o gerente regional da Compesa, Mário Heitor e com o gestor do Parque Natural Ambiental Professor João Vasconcelos Sobrinho. O encontro teve por objetivo ouvir o representante da Compesa no que diz respeito à retirada de água dos reservatórios existentes na reserva , assim como também saber de que forma a companhia pode compensar a extração do líquido, de modo que o parque seja beneficiado.
Durante a reunião, os integrantes da comissão relataram a preocupação com as rachaduras nos paredões, assim como também com o uso indevido da água, a exemplo de banhos durante o fim de semana. Uma das preocupações do vereador Fagner, é que falte água pra suprir as necessidades do animais nativos da região. A Compesa irá elaborar um relatório fotográfico, cujas imagens integrarão um laudo técnico acerca da situação dos mananciais da reserva, que será enviado para diretoria geral da Compesa em Recife e apresentado aos edis no próximo dia 22.
No segundo momento os vereadores ouviram o gestor do parque, Basílio Maciel, que aponta falta de segurança como fator facilitador para aqueles que utilizam o local de forma indevida e predatória. Para Fagner Fernandes, é necessário que seja elaborado um plano de segurança, norteado por regras, as quais deverão se submeter às pessoas que desejam continuar frequentando Serra dos Cavalos. “ O cuidado com o nosso único parque natural é de responsabilidade de todos. Queremos unir forças, para salvar nossa fauna e flora”, pontuou o edil.