Como a escola pode auxiliar os jovens na escolha da profissão?

Desde a infância se aprende que na vida é preciso sempre fazer escolhas, entretanto, uma das escolhas mais difíceis ocorre ainda quando o estudante nem atingiu a fase adulta: qual a profissão que deseja seguir. Os jovens, que mal saíram da adolescência, precisam tomar uma decisão que pode definir seu futuro.

Anteriormente, o aluno poderia definir qual carreira seguir no último ano do Ensino Médio, mas, hoje em dia, esta escolha tem que ser feita cada vez mais cedo, pois alguns vestibulares já iniciam seus exames no primeiro ano do Ensino Médio, fazendo com que o jovem já tome decisões que requerem maturidade.

Por entender que a escolha da profissão é um aspecto de grande importância na vida do estudante, o Colégio GGE realiza anualmente uma série de projetos que tem como objetivo fornecer informações sobre cursos e carreiras.

Entre as ações, está o Encontro de Profissões, momento onde os estudantes conversam com profissionais das mais diversas áreas, atuantes no mercado de trabalho, com os quais podem esclarecer todas as dúvidas sobre a prática profissional. Há também visitas a universidades com intuito de que conheçam estruturas e metodologias aplicadas em cada curso ofertado pela instituição.

Além desses projetos importantes, a equipe de psicólogas do GGE também ajuda os alunos a se conhecerem melhor, fazendo com que eles tomem esta decisão de acordo com suas habilidades e seus verdadeiros desejos de realização profissional.

“É importante que o estudante faça um check-list do que considera como forte potencial. Além disso, é muito válido realizar a reflexão sobre quais objetivos e sonhos possui. Com um objetivo a ser atingido, ele vai se sentir mais motivado a seguir por determinado caminho”, orienta a psicóloga do Ensino Fundamental 2 e Médio do Colégio GGE, unidade Parnamirim, Thaís Oliveira.

Em todas as ações e projetos proporcionados pelo GGE, o objetivo é que seus alunos possam fazer uma escolha com consciência e com tranquilidade, entendendo também que, caso percebam que não foi a melhor decisão, poderão reavaliar e mudar a escolha.

“É possível escolher uma profissão hoje e, mais para frente, redirecionar. Os jovens precisam entender que há um mundo de possibilidades a ser explorado e que poderão mudar de opinião no meio do percurso. Eles precisam estar seguros sobre quais aspectos os farão felizes naquela profissão”, ressalta a psicóloga do Ensino Médio do Colégio GGE, unidade Paissandu, Emanuela Freire.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *