Compesa promove curso de encanadoras em Caruaru

O município de Caruaru, no Agreste pernambucano, está recebendo pela primeira vez o Curso de Encanadoras, projeto lançado pela Compesa na região metropolitana e que já é considerado sucesso pela oportunidade do aprendizado de um ofício oferecida às mulheres de baixa renda. Participantes do curso, no Recife, inclusive já foram inseridas no mercado de trabalho por meio dessa inciativa. A turma de Caruaru é formada por 50 mulheres, maiores de 18 anos, que residem na cidade e não têm vínculo empregatício. Outro critério para inclusão no curso foi a obrigatoriedade das participantes terem concluído o ensino médio ou fundamental.

O curso possui uma carga horária de 160 horas de aulas teóricas e práticas. A capacitação é gratuita e está sendo ministrado na sede do SENAI, no bairro Kennedy, de segunda a sexta-feira, com turmas no período da tarde e noite. As aulas iniciaram dia 10 de junho e se encerrarão no dia 31 de julho.

“Estamos gratificados com a realização do curso, que é uma oportunidade para as mulheres do município aprenderem uma profissão e fazerem dela o seu sustento. Além das turmas da RMR e Caruaru, a governadora Raquel Lyra já anunciou a abertura de mais 30 turmas em várias cidades do interior”, destacou o presidente da Compesa, Alex Campos.

A iniciativa, idealizada pela Compesa, está sendo executada em parceria com duas secretarias da Prefeitura de Caruaru, a Secretaria da Mulher e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, junto ao SENAI, que cedeu o espaço e é responsável pela formação da mão-de-obra.

“A Compesa tem grande satisfação em poder proporcionar essa ação social tão importante na vida dessas mulheres. Uma oportunidade para que elas possam ampliar seus horizontes profissionais”, pontuou o diretor de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa, Douglas Nóbrega.