A lista de 18 produtos com bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) inclui neste mês o leite produzido em Pernambuco. O produtor do estado que estiver com o preço do seu produto abaixo do valor de garantia calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai receber uma ajuda de custo de 12,24% por litro.
A bonificação estabelecida pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi publicada em edital no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (8). O desconto a ser concedido nas operações e parcelas de crédito rural com esses valores de bônus será válido no período de 10 de fevereiro a 9 de março de 2019. Na publicação constam também as medidas utilizadas na comercialização para cada produto, o preço médio de mercado, além do preço de garantia.
Os maiores percentuais por produto serão pagos aos produtores do feijão caupi e a amêndoa de babaçu de Tocantins (69,59% e 50%), a banana de Pernambuco (55,20%), o cacau do Amazonas (31,14%) e a mandioca do Espírito Santo (29,29%). Com exceção do babaçu, esses produtos também foram os de maior contemplação no mês passado.
Os demais integrantes da lista são açaí, alho, arroz, borracha natural, cana-de-açúcar, castanha de caju, manga, maracujá, mel, sorgo, tomate e trigo, com variações percentuais que vão de 1,4 a 22,5%.
Sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF estiver abaixo do preço de garantia, há um benefício cujo principal parâmetro são os custos de produção elaborados pela própria Companhia. O Pronaf utiliza este recurso que tem como objetivo financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.