A Confederação de Agricultura Familiar (CONAFER), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru (SDR), vai lançar, nesta sexta-feira (16), o programa Mais Pecuária Brasil.
O programa traz uma inovação para a produção agropecuária familiar brasileira, através de biotecnologia reprodutiva, onde os pequenos produtores podem multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa de inseminação artificial.
Para o secretário executivo da SDR, Weslley Nascimento, a parceria da Prefeitura de Caruaru com a CONAFER é um divisor de águas nas políticas públicas de fomento a pecuária no município. “Com a parceria, poderemos aumentar o fomento do setor, melhorando as condições sócio-econômicas dos pequenos produtores rurais, gerando emprego e renda, através de novas tecnologias implementadas na reprodução e melhoramento genético do rebanho, expandindo assim, o mercado”, explica.
Para o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, é de muita felicidade poder contribuir para a pecuária agrofamiliar, gerando rebanhos qualificados com a alta tecnologia de melhoramento genético, auxiliando famílias com uma nova tecnologia produtiva e reprodutiva. “A reprodução é decisiva na produtividade e lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar e na resistência a doenças”, finaliza.
Programa Mais Pecuária
Com o Mais Pecuária, pequenos produtores têm apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel. Tudo sem custos e com acompanhamento do gado inseminado. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor.
A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.