Eleitoras e eleitores dos municípios de São Lourenço do Piauí (PI) e de Cachoeira Alta (GO) retornaram às urnas neste domingo (6) para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. Os eleitos para os cargos vão cumprir mandato até dezembro de 2024.
Em São Lourenço do Piauí, o mais votado para comandar o município foi o candidato Thiago Santana (PSD), que tem como vice Wallacy Rangel Damasceno (PP). A chapa conquistou 2.251 votos, o que representa 56,33% dos votos válidos.
Já em Cachoeira Alta, os mais votados para os cargos de prefeito e vice-prefeito foram Marcelo Paula (MDB) e Michele Alves (Patriota). Marcelo Paula obteve 2.987 votos, o equivalente a 56,08% dos votos válidos.
Os resultados das duas eleições podem ser consultados no sistema Resultados, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eleições suplementares
As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 1.006/2022, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral).
Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.
Também podem ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.