Construção civil gerou mais de 70 mil empregos formais no Brasil no primeiro bimestre

Segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a construção civil gerou, no período entre janeiro e fevereiro deste ano, 79,4 mil vagas de emprego formais em todo o Brasil. O resultado vai ao encontro do acumulado dos últimos 12 meses, em que o setor registrou mais de 110 mil empregos e um crescimento de 4,3%, em relação ao ano anterior. Neste primeiro bimestre de 2025, Pernambuco totalizou um saldo de 1.048 vagas geradas, sendo boa parte dessa parcela em Caruaru, município que vem se consolidando como um dos polos mais promissores do segmento na região.

De acordo com o boletim econômico da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), a cidade foi a segunda que mais gerou postos de trabalho no Estado em 2024, tendo como destaque a construção civil, que totalizou cerca de 703 empregos. Um dos principais empreendimentos que vem abrindo oportunidades no setor é o condomínio Nassau Garden, que segue em obras em ritmo acelerado e, até o momento, já contratou mais de 100 novos colaboradores. “Estamos com 18 vagas de emprego abertas, sendo oito para pedreiro de produção e 10 para operador de infraestrutura”, destaca a supervisora do administrativo de obras, Crislayne Arruda.

Para a vaga de pedreiro de produção, é exigida experiência na execução de todas as atividades referentes ao cargo, habilidades de leitura e interpretação de desenho técnico e conhecimento dos materiais de construção. Já para atuar como operador de infraestrutura, também é exigido domínio sobre o uso de dispositivos específicos para execução de sistema de água e esgoto. “Até o final deste primeiro semestre ainda pretendemos contratar mais 60 colaboradores”, afirma a supervisora.

Além de contar com benefícios como: vale alimentação, auxílio creche, licença maternidade flexível, day off, incentivo à educação e a parcerias externas, eventos internos e acompanhamento do Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA), os cargos não exigem ensino fundamental completo, o que representa uma vantagem a mais para quem deseja se candidatar, mas ainda não concluiu os estudos. Para concorrer às oportunidades, os interessados podem entregar o currículo na portaria do empreendimento, que fica localizado entre a Avenida Portugal e a Avenida Brasil, ou enviar através do WhatsApp: (81) 98944-8667.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.