A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo, abriu desde a sexta-feira (6) a votação popular para a escolha de um dos integrantes do I Registro do Patrimônio Vivo do município. São 32 habilitados pelo edital após a análise do mérito artístico e cultural e apenas um será escolhido pela população.
O prazo para a votação acaba no dia 12 de dezembro, próxima quinta-feira. O resultado do mais votado etapa será divulgado no dia 13 de dezembro, durante o encerramento da programação da Semana “Viva Gonzaga”.
Após esta fase, os demais candidatos passarão por uma Comissão Especial de Análise constituída por cinco membros de Caruaru, sendo dois representantes da Fundação de Cultura e Turismo; dois do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC); e um da Câmara Legislativa Municipal de Caruaru. Ao todo, este primeiro edital selecionará cinco integrantes do Registro do Patrimônio Vivo.
O Registro do Patrimônio Vivo de Caruaru (RPV- Caruaru) tem objetivo de oferecer apoio financeiro e também de preservação, por incentivo do Governo Municipal, para os processos de criação e divulgação de técnicas; modos de fazer e saberes das culturas tradicionais ou populares; mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultura; sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no município há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição.