O sepultamento de Severino Vitalino,78 anos, aconteceu, nesta terça-feira (8), no Cemitério do Alto do Moura. O artesão foi um grande nome da cultura caruaruense e responsável por dar continuidade ao trabalho do seu pai, Mestre Vitalino.
O velório ocorreu na casa onde Severino morava com sua família e fabricava suas peças de barro. Logo após, familiares e amigos seguiram em cortejo para o cemitério local. Estavam presentes para dar seu último adeus ao artesão algumas autoridades, a exemplo do ex-governador João Lyra Neto, e representantes da cultura local, como João do Pife.
Em nota oficial, a prefeita da cidade, Raquel Lyra, destaca a importância do trabalho do artesão. “Assim como o pai [Mestre Vitalino] ganhou o mundo através de suas peças que traduziam, muitas vezes, o cotidiano de nosso povo com originalidade, simplicidade e beleza, sendo um dos mais expressivos produtores da arte popular no Brasil.”
Severino Vitalino estava internado no Hospital Mestre Vitalino (HMV), desde outubro do ano passado, depois que sofreu um infarto. O artesão passou por uma cirurgia de revascularização miorcádia e faleceu na manhã da segunda (7).
Por Ana Amaria (Jornal VANGUARDA)