Coworking: Pesquisa inédita indica melhora na produtividade para 76% dos membros

O clima de espontaneidade e as bancadas rotativas dos escritórios colaborativos melhoram o networking e o rendimento profissional e pessoal, além do custo financeiro ser mais vantajoso, como mostra a pesquisa inédita “Censo Coworking Brasil 2018”, realizada pelo Coworking Brasil (https://coworkingbrasil.org/censo/2018/coworkers), comunidade que dissemina o conceito de espaços compartilhados pelo país.

O levantamento traça o perfil dos coworkers – profissionais que estão nesses ambientes – e aponta que contar com uma infraestrutura corporativa e ao mesmo tempo descontraída reflete na produtividade do trabalho, com 76,8% dos entrevistados afirmando que o rendimento melhorou ou melhorou muito. Os benefícios se estendem, ainda, para a vida fora do expediente: para 67% houve reflexo positivo no convívio social e a relação com a família está melhor para 37% deles. Enquanto 63,4% tiveram ganhos na organização, 61,1% relataram melhora na qualidade da saúde e disposição diária.

O estudo mostra uma maior adesão de empreendedores que atuavam em casa, representando 46,1% dos participantes. “A mudança de ambiente é positiva – principalmente para quem trabalha home office, pois há uma separação da vida pessoal e profissional. No coworking não há as distrações do lar, é possível gerenciar melhor o tempo e compartilhar ideias e frustrações com os colegas ao redor”, conta Fernando Aguirre, cofundador do projeto. Em seguida, com 36,6%, estão os que migraram de escritórios tradicionais.

Por receber profissionais de áreas independentes, o espaço é propício para fechar contratos: um em cada três coworkers afirmam ter feito novos negócios com parceiros que conheceram no espaço. Com a constante troca de experiências e acesso à ampla rede de contatos, 73,2% apontam ter aprendido algo novo com os demais e 71,5% deles aperfeiçoaram o networking. Ainda, 42,5% declaram que a rentabilidade financeira aumentou.

Custos mais enxutos

Trabalhar em ambiente colaborativo também é sinal de economia. Enquanto a locação de uma sala comercial demanda um investimento alto de tempo e dinheiro com imobiliária, instalação de internet, telefone, equipamentos e mobília, em um coworking, a mensalidade inclui tudo o que é necessário e por um valor menor.

A pesquisa reforça que a tendência veio para ficar: 65,5% dos participantes pretendem continuar atuando nesse formato de local. “É um mercado mundial que, no Brasil, está evoluindo desde 2009, principalmente pela burocracia que existe para abrir a sede de uma empresa. As pessoas estão se beneficiando de um serviço que melhora a qualidade de vida social e profissional. Não tem porque dar um passo para atrás e voltar ao tradicional”, explica Aguirre.

Profissionais independentes com pós-graduação são maioria dos coworkers

O estudo também mostra que há igualdade na presença de homens e mulheres, na faixa etária de 33 anos e pós-graduados. Dividindo as bancadas, 36,4% deles trabalham como freelancers e atuam nas áreas de marketing e TI, o que representa 16,4% e 14,8% – respectivamente.

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