CPRH capacita servidores para uso do drone

O olhar atento, a preocupação com a acoplagem dos equipamentos, os ajustes necessários ao voo e a alegria de ver o drone ganhar os ares: assim foi o exercício prático do Curso de Drone, realizado pela Agência CPRH, em parceria com a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), no período de 28, 29 e 30 de abril, que contou com aula de campo para o teste dos alunos.

Os instrutores do curso, os analista ambientais da CPRH, Thiago Lima e Sérgio Silva , explicam que esta é a quinta turma formada pela CPRH, totalizando cem pessoas capacitadas pela instituição, para fazer uso do equipamento. “Para pilotar um drone é necessário seguir regras. É importante fazer a manutenção do equipamento e também fazer uma listagem dos procedimentos, antes de o equipamento ser lançado no ar”, explicou Sérgio Silva.

Para Thiago Lima, o uso do equipamento é muito importante para as atividades ambientais, pois potencializa a atuação em campo, além de otimizar o tempo de trabalho. “O drone possibilita uma visão detalhada de áreas de difícil acesso, viabiliza a identificação de crimes ambientais, como desmatamentos e queimadas, bem como subsidia ações de monitoramento e de licenciamento ambiental. É de extrema importância para a gestão das unidades de conservação”, explicou Lima.

O analista de fiscalização de Recursos Hídricos da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Éder Batista, participou da formação e comentou: “Nós fiscalizamos a captação de recursos hídricos e, muitas vezes, não temos acesso a locais onde devemos realizar a vistoria. Então, o uso do drone facilitará bastante o nosso trabalho”. Além de servidores da CPRH e da APAC, participaram do curso representantes da Secretaria de Administração do Estado (SAD), da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.