Nesta sexta (24) o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) João Mota, em Caruaru, encerra a programação da Semana de Mobilização Nacional da Rede de Assistência Social contra o mosquito Aedes Aegypti. O evento consiste numa caminhada pelas ruas da comunidade da Vila Padre Inácio, a partir das 08h30, com o intuito de recolher lixo reciclável que possa servir de criadouro para o mosquito, como forma de prevenção às arboviroes. A ação está sendo organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, através do Cras, e conta com o apoio da Secretaria de Saúde do município.
Alunos e professores de escolas circunvizinhas, além de ongs e equipes do Núcleo de Atenção Integral à Família irão participar ativamente da mobilização junto com equipes das secretarias. Todos seguirão em caminhada pelas ruas da vila recolhendo garrafas pet, plástico, papelão, tudo o que possa servir de criadouro para o mosquito. Ao final os objetos recolhidos serão entregues à Associação dos Protetores do Meio Ambiente (Asproma). O objetivo deste gesto é trabalhar o cuidado com as residências.
“Ações desta natureza são importantes por envolver a população no enfrentamento das consequências do efeito nocivo do mosquito. É um ato de sinergia entre o Cras e a comunidade, onde quem ganha são os moradores”, pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Silva. Já confirmaram presença na ação as escolas Tereza Neuma, Deputada Cristina Tavares, Santo Amaro e Nossa Senhora de Lourdes e as ongs Centro de Educação Popular Assunção (Cepa), Conviva Sol Poente e a ong Irmã Sigilig. A Associação de Moradores do Bairro Novo Mundo também estará presente.
A concentração será em frente ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que fica na Rua Miguel Bezerra Chaves, nº 136, na Vila Padre Inácio (Vila Diocesana).