Com o reaquecimento da economia nos anos últimos anos, vê-se cada vez mais setores crescendo no Brasil, dentre eles o atacadista, que apresenta bons números desde 2015.
Por outro lado, com o crescimento do mercado varejista, se torna imprescindível que existam distribuidores de mercadorias em maior escala, e aí entra o setor atacadista.
Segundo o diretor executivo do Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de negócios, Otávio Amaral, são duas as perspectivas nesses dados. “Crescendo o varejo e aumentando a demanda, cresce também o setor atacadista para atender aquele setor, mas também demonstra que nos últimos anos a migração de pessoas para empreendimentos próprios foi bastante elevada, fazendo com que o setor varejista crescesse duas vezes mais que o atacadista”.
De acordo com os dados do Empresômetro, o crescimento médio do atacado foi de 9,69%, enquanto o varejo bateu a casa dos 22%. Sendo que o setor atacadista obteve maior avanço nos estados do Alagoas, com 14,88%, Pará, com 13,67% e Sergipe, com 12,89%.
Já no varejo, o estado do Pará passa para a primeira colocação com 28,85% de crescimento em empresas do setor, seguido por Rio de Janeiro, com 26,81% e Paraíba, com 26,79%. Alagoas aparece na oitava posição, com 23,08%.
O que se pode deduzir desses números também é que o varejo cresceu mais que o dobro do atacado em três anos, 2,3 vezes mais em média, demonstrando quantitativamente a análise do Empresômetro.
Ainda como os dados sugerem, não há relação do crescimento dos setores com a expansão local, visto que as posições se alternam quando comparadas as informações.
Sobre o Empresômetro
O Empresômetro é uma startup voltada para inteligência de mercado, oferecendo, informações atualizadas sobre as empresas brasileiras, sejam ativas ou inativas. Por meio de metodologia única e exclusiva, mantém os dados de empresas que realmente estão ativas no Brasil, cruzando informações de diversos órgãos e entidades, sendo a primeira a oferecer as informações de forma simplificada pela web, com base em dados atualizados em tempo real.