Quem planeja uma viagem no feriado, muitas vezes recorre ao comércio eletrônico para a compra de passagens, abadás ou ingressos para desfiles. Heitor Garcia, especialista em prevenção a fraudes e monitoramento empresarial no Pagar.me, alerta os consumidores sobre uma série de pequenos cuidados que podem garantir a alegria e evitar sérios problemas neste carnaval.
Pensando em passagens, um dos primeiros conselhos do especialista é checar se o site é realmente da empresa que anuncia ser, além de evitar a compra de terceiros. Para saber se aquela página da web é segura, a dica é olhar no rodapé e verificar se há uma indicação de “blindagem”. Mas não basta a informação escrita: clique no link para saber se realmente será direcionado a um site de verificação, já que sites fantasmas podem inserir frases ou marcas para parecerem reais.
“Ao contrário do que muitos acreditam, outra medida interessante é preferir o pagamento com cartão, ao boleto”, aconselha Heitor Garcia, “No caso de fraude, é possível contestar a transação, o que não acontece com pagamentos por boleto”.
Produtos e serviços de marcas famosas costumam ser um chamariz aos fraudadores. Para saber se o que está comprando é realmente o que se anuncia, veja se o site é oficial da marca e, em uma busca na internet, não clique na primeira resposta. Veja qual o site oficial para checar a veracidade da oferta.
Na hora da folia, é bom lembrar de estar sempre atento a seus pertences, mas, como é carnaval e o momento é de descontração, tome cuidados antes de sair! Deixe anotados em casa ou no hotel, em local seguro, protegidos dos olhares de terceiros, o número do seu cartão de crédito e o telefone do banco, para facilitar o cancelamento, se necessário. Lembre que anotar no telefone pode não ajudar, já que muitas vezes o furto ou roubo do cartão também inclui o do celular!
Não entregue seu cartão ao comerciante e garanta que ele não veja sua senha. “As fraudes envolvendo falsas máquinas de cartão estão cada vez mais raras”, comenta o especialista, “mas, caso sinta-se inseguro, troque a forma de pagamento, ou peça uma nova máquina de cartão. Em último caso, evite a compra e siga para um próximo fornecedor”.
Sobre o Pagar.me
O Pagar.me é o primeiro Provedor de Serviços de Pagamentos brasileiro, atuando há quatro anos no mercado. Fornece soluções inovadoras para e-commerces, marketplaces e iniciativas omnichannel; oferecendo serviços de recorrência, antifraude, conciliação e antecipação flexível de recebíveis.