Cunha e Renan envergonham o país, afirma Romário Dias

  
O deputado estadual Romário Dias (PSD-PE) comentou o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato de deputado federal e criticou a permanência do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no cargo. Dias fez pronunciamento na manhã desta quinta (05) na tribuna da Assembleia Legislativa.

“No dia de hoje, quando saiu a decisão do STF suspendendo o mandato do deputado federal Eduardo Cunha, deveriam também ter afastado de imediato o presidente do Senado, Renan Calheiros”, afirmou. Ainda segundo Dias, “nem Eduardo Cunha nem Renan Calheiros têm condições de fazer parte do parlamento brasileiro”, disse. “Não podemos ter, num País sério, um presidente da Câmara Federal e um do Senado que envergonhem a população”, completou.

 Dias também sugeriu durante o pronunciamento que os presidentes de todas as Assembleias Legislativas do País encaminhassem ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento parabenizando o órgão pelo afastamento de Eduardo Cunha e pedindo, de imediato, a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado.

O afastamento de Cunha foi determinado, nesta quinta, pelo ministro do STF, Teori Zavascki, que é o relator da Lava Jato. A decisão liminar foi concedida em um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com a PGR, o deputado federal usa o cargo para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”. 

Já o senador Renan Calheiros está sendo investigado em mais de cinco inquéritos da Lava Jato. Em um deles, a PGR quer apurar se Calheiros cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em razão das afirmações feitas pelo delator Carlos Alexandre de Souza Rocha, mais conhecido como Ceará

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *